Hospital Granja Viana descarta lixo irregularmente em terreno da unidade

Lixo hospitalar pode contaminar o solo e transmitir doenças aos pacientes. Vigilância Sanitária foi fiscalizar unidade de Carapicuíba nesta sexta.

Um complexo hospitalar na Granja Viana, em Carapicuíba, descarta lixo e entulho irregularmente. O descarte irregular de lixo hospitalar estava exposto no terreno da unidade de saúde no último fim de semana.

Os sacos de lixo com material contaminado pode transmitir diversas doenças. Um vídeo gravado por um telespectador, que preferiu não se identificar, mostra o lixo misturado com fraldas e seringas,

Na tarde de quinta-feira (3), a reportagem da TV Globo voltou ao local e o lixo já havia sido retirado, mas havia restos de material hospitalar no meio da terra.

O professor Sabetai Calderon, especialista em meio ambiente da USP, diz que o lixo pode contaminar o solo e transmitir doenças para os pacientes.

O Hospital Granja Viana disse que a empresa 4R Ambiental, responsável pela coleta, não foi recolher o lixo acumulado no fim de semana.

Já a empresa 4R Ambiental informou que só recolhe o lixo quando o hospital solicita. A empresa disse ainda que após a reportagem procurar o Hospital Granja Viana, a instituição solicitou uma coleta para esta sexta-feira (4) e firmou um contrato para que a coleta ocorre três vezes por semana.

A Secretaria de Saúde de Carapicuíba informou que iria enviar uma equipe da vigilância sanitária ao complexo hospitalar Granja Viana para fiscalizar a situação. O hospital poderá ser notificado. A secretaria não disse quais medidas podem ser tomadas contra o hospital se a irregularidade for comprovada.

lixoh2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Do G1