Hospital de Cotia está entre os 10 melhores do Brasil, aponta pesquisa

Dos 2.987 hospitais públicos que atendem ao Sus – Sistema Único de Saúde no Brasil, apenas 10 se destacam por oferecer um elevado padrão de atendimento à população chancelado pelo certificado de excelência concedido pela Ona – Organização Nacional de Acreditação.

Há quase duas décadas, a organização verifica a qualidade em todas as áreas de atividade dos hospitais, como infraestrutura, internação, controle de infecções, higienização e outros processos focados na assistência dos pacientes.

A acreditação ONA é válida por três anos e é de caráter voluntário. Os hospitais que querem se tornar referência no setor de saúde recebem instituições especializadas para medir o nível do serviço prestado.

No decorrer das visitas – que podem durar até três dias –  e análise de documentos, os avaliadores verificam mais de 1,7 mil itens antes de outorgar a certificação.

A lista dos 10 hospitais públicos já acreditados abrange unidades de 3 estados brasileiros – mais da metade delas está localizada no estado de São Paulo.

O Hospital Regional de Cotia está na lista dos 10 melhores, segundo a pesquisa.

“Hoje, as unidades públicas deixam de nos procurar porque se considerarem abaixo do padrão exigido”, diz Maria Carolina Morenos, superintendente da ONA. “Além da valorização do próprio funcionário do hospital, quando o local conquista o selo, os pacientes conseguem sentir na prática a qualidade dos serviços”.

A superintendente explica que, para atingir as exigências da ONA, os hospitais implementam uma série de melhorias . “Em uma unidade acreditada, o risco de ocorrer um evento adverso é menor”, diz. “O hospital que atinge o nível máximo de excelência é uma unidade que se preocupa com a segurança do paciente”.

Veja quais são os hospitais públicos de excelência segundo a ONA.

Hospital Localização
Hospital Regional do Baixo Amazonas – OSS (Pró-Saúde) Santarém/PA
Hospital Municipal de M’Boi Mirim – OSS (Einstein) São Paulo/SP
Hospital Regional Público da Transamazônica – Estadual – OSS (Pró-Saúde) Altamira/PA
Hospital regional de Cotia – OSS – (Seconsi) Cotia/SP
Hospital Estadual de Sumaré – OSS (Unicamp) Sumaré/SP
Hospital Estadual de Vila Alpina – OSS (Seconci) São Paulo/SP
Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo – OSS (SPDM) Mogi das Cruzes/SP
Hospital Estadual de Diadema – OSS (SPDM Diadema/SP
Hospital Geral de Itapecerica da Serra – OSS (Seconci) Itapecerica da Serra/SP
Hospital Estadual Transp. Câncer e Cirurgia Infantil – Estadual Rio de Janeiro/RJ

 

Da Revista Exame