Homens de Cotia terão palestras e exames sobre câncer de próstata neste sábado, em três UBS’s da cidade

Está marcado para sábado (9) uma programação especial em alusão ao Movimento Novembro Azul, que nasceu para alertar sobre a importância dos exames preventivos e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Nessa data, das 8h às 13h, as Unidades Básicas de Saúde de Caucaia do Alto, Atalaia e Portão receberão uma programação com palestras e diversos serviços voltados para a saúde do homem.

A ação está sendo organizada pela Secretaria da Saúde com o objetivo de realizar atendimento e passar orientações com ênfase na prevenção do câncer de próstata.

Estão previstas palestras sobre câncer de próstata, solicitação de exames laboratoriais (PSA) para homens com idade a partir de 50 anos, testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia, dados antropométricos, teste de acuidade visual e orientações gerais sobre a doença. Na UBS Atalaia serão realizadas ultrassonografias de próstata.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cotia, a rede de tratamento de oncologia, por ser de alta complexidade, é organizada de forma regionalizada e os casos detectados são encaminhados para Unidades de Referência da Secretaria de Estado da Saúde. Pela rede municipal é ofertado atendimento que possibilita a detecção precoce da doença, estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento.

São ofertados exames clínicos, laboratoriais e radiológicos. Além de consultas com médicos clínicos, o município oferta consulta especializada com urologista, exame de ultrassonografia e dosagem do PSA (antígeno prostático específico).