Hélio Ricardo: Uma nova maneira de fazer música

E não é de hoje que os artistas ligados ao meio musical tem mudado drasticamente a maneira de viver e sobreviver da música que fazem.

Não basta apenas hoje em dia, gravar um disco e viver de seus rendimentos por toda a sua vida, dependendo de contratos milionários com grandes gravadoras.

Muito dessa mudança se deu em grande parte ao longo dos anos 90 com o surgimento do CD e aumento da pirataria. Em função dessa queda brusca na arrecadação das gravadoras com a venda dos álbuns e consequentemente, queda no repasse de royalties para seus artistas.

Na década seguinte, com o avanço da internet e o aumento crescente de downloads de musicas em MP3, a situação financeira junto às gravadoras se agravou ainda mais. Os artistas perceberam que a cômoda maneira de ganhar dinheiro com venda de discos não dava mais para sobreviver e tiveram que arrumar as malas e partir para turnês pelo mundo afora.

Já nos anos seguintes, com a grande inclusão digital e surgimento das redes sociais, os artistas conseguiram ter em mãos, ótimos canais para divulgação de material e shows, e principalmente se aproximar aos fãs de forma rápida e eficiente.

Ainda inserido nesse processo de mudança e evolução do mundo da música, este ano de 2015, tive acesso a uma nova maneira de interação com os artistas, no caso, o Megadeth, via fã clube da banda. É através da “Pledge Music“.

Neste canal, os associados tem acesso a informações diárias da banda e seu processo de gravação de novo álbum, até então conhecido como Megadeth 15. Imagens e vídeos exclusivos são postados diariamente aos membros que podem ver e comentar de qualquer lugar do mundo.

Agora, se você mora ou tem condição de viajar a Nashville (local de gravação do novo álbum), e tiver umas doletas no bolso, pode desde assistir a um ensaio da banda, ter aulas de guitarra com Kiko Loureiro ou Dave Mustaine, até fazer uma Jam com os caras da banda!

Sem dúvida é uma nova modalidade de relação com os fãs da banda e espero que outras bandas legais também sigam esse modelo.

* Hélio Ricardo Pedroso é engenheiro, corintiano, roqueiro, louco por cerveja, futebol, rock e também futebol americano.

mega