Hélio Ricardo: NBA – Esporte ou entretenimento?

Para quem ainda não ouviu falar, a NBA (National Basketball Association), é a principal liga profissional de basquete da América do Norte, fundada em 1946, responsável pela administração e organização do melhor basquete do Mundo. Ela é composta por 30 franquias (equipes) sendo, 29 norte americanas e 1 canadense.

A liga tem critérios próprios para contratação e negociação de jogadores de seus associados. Isso é feito para evitar que uma única equipe, com muito dinheiro por exemplo, tenha em seus elencos sempre os melhores jogadores do mundo.

nba5Em minha última visita aos gringos, no início deste ano, tive a oportunidade de assistir a 3 jogos, em 3 cidades diferentes, totalizando 6 equipes (ou franquias como eles costumam chamar por lá) diferentes. Os ingressos já haviam sido comprados de forma antecipada pela internet e apenas levei a impressão dos mesmos para lá.

O primeiro jogo que vi foi no dia 09 de Janeiro em Orlando, entre a equipe da casa, o Magic, e o Washington Wizards no Amway Center.

Na chegada ao belo ginásio multiuso (usado para outros esportes além do basquete e shows), várias opções de estacionamento, todas controladas e sem nenhum “flanelinha” para incomodar. Escolhi o local, paguei e me dirigi a entrada.

Na entrada a conferencia dos ingressos e verificação de segurança com detector de metais etc. Recebi um livro sobre o jogo e fui até a loja oficial do Orlando Magic. Chegando lá infinitas opções de presentes para torcedores, ou principalmente, turistas que enchiam o lugar.

Após comprar um souvenir, fui em busca do meu assento, devidamente marcado e respeitado. No caminho encontrei, várias cheerleaders (animadoras de torcida) para tirar fotos com os fãs, além de locais para diversão das crianças dos patrocinadores do evento. Decidi então comprar algo para comer e beber.

Uma variedade grande de locais e opções de comida e bebida, inclusive cervejas vendidas a um valor 8x maior que nos supermercados de lá. Desta forma eles limitam o consumo exagerado da bebida, sem a necessidade de proibição como feitas nos eventos esportivos de SP por exemplo.

Devidamente comido e bebido (rsrsrs) fui até meu assento. As equipes estavam no aquecimento na quadra, enquanto outros eventos com fãs ocorriam para ocupar o tempo. Antes do início da partida, homenagem aos heróis de guerra e execução do hino nacional americano, interpretado por artista local a capela.

Eis que então sobe a bola e começa o jogo!

O jogo tem a duração de 60 minutos, dividido em 4 quartos com 15 minutos cada. Durante o jogo, nos pedidos de “tempo” e intervalos entre os “quartos”, várias atividades para entreter a plateia como show das cheerleaders e distribuição de brindes atirados a plateia.

Todo evento é preparado para dar conforto e entreter ao público pagante, fazendo com que o mesmo se sinta confortável e no meu ponto de vista, disposto a gastar seu dinheiro nas infinitas coisas que lhe são oferecidas.

Na saída recebi um brinde (ima para geladeira com logo do Orlando Magic) e me dirigi ao carro para sair da região. Com organização do transito e sem stress fui embora.

De maneira similar ao que aconteceu em Orlando dentro da Arena, fui para Nova Iorque para ver no dia 12 o jogo do New York Knicks x Boston Celtics (rivalidade antiga) no Madison Square Garden e, no dia 15, Brooklyn Nets x Portland Trail Blazers no Barclays Center. A única diferença em relação a Orlando, é que fui nestes dois jogos de metrô, com estações na porta das Arenas. Nenhum problema no acesso ou saída também.

Após voltar para o Brasil e escrever este texto, meu sentimento é de que os americanos sabem como preparar um evento esportivo mesmo para quem não gosta de esporte. Isso mesmo. Um evento feito para agradar você e sua família com conforto e entretenimento desde a chegada até a saída.

Tenho notado uma melhoria nos eventos esportivos e culturais em São Paulo, mas mesmo assim, ainda estamos muito distantes dos americanos, que sabem muito bem como ganhar $$$ e divertir as pessoas.

* Hélio Ricardo Pedroso é engenheiro, corintiano, roqueiro, louco por cerveja, futebol, rock e também futebol americano.

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