Doença popularmente conhecida como lepra será tema de orientação neste mês em Cotia

No primeiro mês do ano acontece o movimento que marca a Luta Mundial contra a Hanseníase ‘Janeiro Roxo’. Conhecida popularmente como lepra, a doença tem cura, mas se não for tratada pode deixar sequelas. Entre os primeiros sinais estão manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. E a campanha gira em torno da divulgação de informações sobre a hanseníase em todas as Unidades Básicas de Saúde de Cotia.

Dados da Sociedade Brasileira de Hansenologia mostram que o Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos da doença. A Índia encabeça esta lista. A cada ano, são diagnosticadas mais de 30 mil pessoas com hanseníase no Brasil. A doença afeta os nervos e o doente perde a sensibilidade ao calor ou frio, ao toque e à dor. Em Cotia, foram diagnosticadas 12 pessoas com hanseníase entre 2015 e 2020, ainda sem os dados de 2021.

A Vigilância Epidemiológica alerta sobre a importância do diagnóstico precoce e reforça que o tratamento é gratuito oferecido pelo SUS – Sistema Único de Saúde. O diagnóstico pode ser feito em um consultório ou ambulatório. O médico analisa lesões na pele com manchas (partes da pele podem não ter sensibilidade) e alterações neurológicas específicas (dormências e formigamentos).

O SAE/CTA (Avenida Professor Manoel José Pedroso, 843, piso 1, Vila São Francisco), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações: 4616-5921 e e-mail ([email protected]).

O que é hanseníase?
É uma doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. A pele também pode ter alteração da sensibilidade e o paciente não sente (ou tem sensibilidade diminuída) calor, frio, dor e mesmo o toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pelos. Atenção: o paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode provocar o surgimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

De onde vem a doença?
A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).