Há quatro anos Cotia aprovava lei que regulamentou transporte por aplicativo

Em fevereiro de 2018 a Câmara Municipal de Cotia aprovava a regulamentação do serviço de transporte por aplicativo, com a Uber e depois o 99 sendo liberados para atuar na cidade.

Até aquela data, havia muita reclamação por parte de motoristas de aplicativos que queriam trabalhar, passageiros que usavam o serviço e taxistas, que faziam pressão para que a proibição que vinha desde 2015 continuasse.

Foi muita pressão de todos os lados, como acompanhou o Jornal Cotia Agora, tanto em 2015 quanto em 2018, mas prevaleceu o bom senso e o interesse coletivo.

Entenda o caso

Os aplicativos por transporte já atuavam em diversos países há alguns anos, antes da chegada ao Brasil. Quando a Uber aportou no país, começaram as polêmicas, já que o serviço era desconhecido e ainda gerava dúvidas na população.

Em Cotia alguns motoristas começaram a se cadastrar no primeiro aplicativo que chegou aqui, Uber, e passaram a prestar o serviço na cidade. Mas, por falta de regulamentação, houve pressão de taxistas e também da empresa que mantém o monopólio do transporte público coletivo na cidade há mais de 50 anos, a Danúbio Azul.

Tanta falação até que em 2015 a Lei Ordinária 1896 foi sancionada e começou a caça aos motoristas de Uber. Agentes do Demutran em ações com a Guarda Civil prenderam veículos de aplicativo, principalmente na época de festas, como a do peão, em 2016.

Pressão de um lado e também de outro. Os motoristas de app chegaram a fazer carreatas pedindo a liberação e conseguiram uma liminar na Justiça. Não teve jeito e os políticos de Cotia começaram a ser pressionados pela população e com medo da popularidade cair, vereadores criaram em 2017 o Projeto de Lei 42, que liberaria o serviço na cidade, mas que só virou Lei em março de 2018.

Desde então, os aplicativos ganharam espaço na cidade e até regulamentação de embarque e desembarque foi criada em 2022, apontando os locais permitidos para os motoristas se encontrarem com os passageiros em várias ruas de Cotia.