Há 10 anos Cotia voltava a ter um time profissional de futebol na disputa do Paulistão

O dia 30 de abril de 2011 marcou a volta de Cotia ao futebol profissional de São Paulo, após 18 anos sem um clube representando a cidade, desde que a Associação Atlética Central Brasileira foi embora para Espírito Santo do Pinhal, depois de seis anos por aqui.

O Cotia Futebol Clube estreava no Campeonato Paulista da 4ª divisão, organizado pela Federação Paulista de Futebol naquele 30 de abril, jogando fora de casa, em Sumaré, região de Campinas, contra os donos da casa.

Aqui na cidade o time era uma incógnita, pouca gente sabia que Cotia tinha um novo time de futebol profissional e apenas Beto Kodiak, este repórter que lhes escreve, cobria (e cobriu) o time ao longo dos seus cinco anos de existência.

A partida de estreia do Cotia FC aconteceu na tarde de um sábado e foi um misto de dúvida se aquele time daria certo e, ao final do jogo, uma certeza de que, se o trabalho fosse bem feito, renderia frutos e colocaria a cidade novamente nos noticiários esportivos.

Aquele time que entrou em campo na estreia tinha jogadores da cidade e também alguns que chegaram de outros times, inclusive da base de clubes grandes. O goleiro Felipe Carvalho é da terra. Na linha defensiva, o lateral Álvaro, veio da Portuguesa, o zagueiro Douglas tinha vindo do Santo André, o outro zagueiro, Jé Negão, tinha passagens por clubes como a Portuguesa Santista, Velo Clube e o MKS Pogon (Polônia). O lateral esquerdo foi Alencar, também da região.

Os volantes foram Thomas, revelado pelo São Paulo e Felipe Oliveira, oriundo do Santos. Os meias que entraram no início, Kaio César, também da cidade, com passagens pela Ponte Preta e Marília e Rafael Lionel, apelidado de Caipira, que atuou por Catanduvense e Osvaldo Cruz. No ataque, Thiago Elias (Mogi Mirim, Paulista e União São João) e Roger (Sport Paulista). O treinador era Toninho Ortega, que treinava o SC Campo Limpo Paulista, que deu origem ao Cotia FC.

A partida logo aos 11 minutos já deixou a torcida cotiana (alguns ouviram o jogo pela internet) aflita. Lucio abriu o placar para o Sumaré. Logo no início do segundo tempo, Vandré ampliou para o time azul e amarelo.
E aí? O que fazer com o placar de 2 a 0 para o adversário? Alterar o time! O técnico Toninho fez substituições que mudariam o rumo da partida, colocando aos 10 minutos Lucas Silva no lugar de Roger e o atacante Café no de Alencar.

Lucas, o herói do jogo

A ideia era conter o Sumaré e, se possível, trazer um empate para Cotia. Mas, aos 14 minutos do 2º tempo nosso treinador foi expulso por reclamar das faltas não marcadas pelo árbitro Leandro Camargo Costa.

Porém, isso deu mais motivação para o time cotiano, que foi em busca do empate, com garra e dedicação à camisa azul e branca do clube recém criado.

Lucas Silva, o Luquinha, entrou e logo fez o primeiro gol do Cotia, aos 15 minutos. O Sumaré deu a saída de bola e Lucas empatou a partida. Ninguém acreditava naquilo que estava acontecendo, de ambos os times.

O Cotia FC viu que dava para trazer os três pontos e aos 29 minutos, mais uma vez Lucas Silva ampliou o placar para o time cotiano, resultado que deu a liderança parcial no grupo.

O Cotia FC jogou com Felipe Carvalho; Álvaro (Romes), Douglas Henrique, Jé Negão e Alencar (Café); Oliveira, Thomas, Rafael Lionel e Kaio César; Thiago Elias e Roger (Lucas Silva). Ainda ficaram no banco o goleiro Adriano, zagueiro Bruno Gobato, volante Edu e o meia Pedro. Na comissão técnica, Tadeu (preparador físico) e Melo (massagista).

Ao longo do campeonato, o Cotia FC ainda utilizou os seguintes jogadores: Pedro (goleiro), Wanderley, Caio, Renan, Esquerdinha, Luiz Fernando, Jonatas (laterais), Robson, Daniel Ganem, Diogo (zagueiros), Rodrigo Pablo, Douglas Pitbull, Guilherme Furtado, Jackson, Cristiano, Soriano, Rocha, Diego Souza, Anderson, Antonio Carlos, Mineiro (volantes), Bruno Vinicius, Thiago Cruz, Felipe Arná, Caio Hernandes (meias), Alberto, Leandro, Rafael Silva, João Olavo, Thiago Biriça e João Carlos (atacantes).

O Cotia na primeira fase ficou em 3º lugar do grupo 4, com 23 pontos (6 vitórias, 5 empates e 3 derrotas), atrás do Desportivo Brasil e Sumaré e na frente do Capivariano, Primavera, Osasco FC, Atibaia e Elosport. Na segunda fase, foi o último colocado no grupo 8, em seis jogos, ganhou dois e perdeu quatro, dando adeus à classificação.

Campanha em 2011:
3×2 Sumaré
4×1 Atibaia
1×1 Osasco FC
2×1 Desportivo Brasil
2×2 Capivariano
2×2 Elosport
2×4 Primavera
0x0 Sumaré
1×2 Atibaia
3×2 Osasco FC
0x2 Desportivo Brasil
3×2 Capivariano
3×1 Elosport
1×1 Primavera
2×1 Palmeirinha
0x3 Barretos
3×1 Ecus
1×3 Ecus
1×2 Barretos
0x3 Palmeirinha

O Cotia disputou o Paulistão de 2011 a 2015. Conseguiu acesso à Série A3 em 2013, mas caiu em 2015. Hoje o clube está extinto.