Guardas Civis serão capacitados para fiscalizar crimes ambientais em Cotia

Crime ambiental virou rotina no dia a dia de Cotia nos últimos 16 anos, principalmente os “oficiais”, aprovados pela prefeitura. Mas, os crimes cometidos por empresas e pela população em geral podem vir a ser coibidos de forma mais efetiva em breve. 
 
A Secretaria de Meio Ambiente vai aumentar a equipe de inspetores, capacitando 20 policiais da GCM para que estejam aptos a atuar na fiscalização. Essa ação será feita em parceria com a Polícia Militar Ambiental de São Paulo, que irá treinar e  habilitar os agentes. 

No curso, que ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de março, em Cotia, os guardas terão aulas de legislação ambiental e instruções sobre como fazer o atendimento inicial e encaminhamento das ocorrências. Outras dez vagas para o curso serão disponibilizadas a servidores e sociedade civil interessados no tema. Ao todo serão 20 horas de curso. 
As tratativas para o apoio do Estado na fiscalização se deu com a visita recente ao prefeito Rogério Franco, do comandante da Polícia Ambiental, coronel Alberto Sardilli. Ele esteve na cidade para acompanhar a operação “Demanda Zero”. Na oportunidade, foi feito um sobrevoo de vistoria ambiental na reserva do Morro Grande.