Greve de ferroviários e metroviários afetará 8,5 milhões de pessoas

Está marcada para hoje, às 18 horas, uma assembleia dos ferroviários para definir a greve da categoria por reajuste salarial.

Mas, antes mesmo de sua realização, os sindicatos de trabalhadores já confirmam a paralisação marcada para esta quarta-feira (27). A greve foi aprovada em assembleia anterior, realizada na semana passada, mas a categoria aguardava uma nova proposta por parte do governo do Estado, que seria analisada na reunião de hoje, o que não havia acontecido até o fechamento dessa edição.

O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, que reúne os trabalhadores das linhas 8 (Itapevi-Júlio Prestes) e 9 (Osasco-Grajaú), é um dos que já confirmou a greve a partir de quarta-feira, sem seu boletim interno. Segundo a entidade, o governo está “intransigente” nas negociações.

No mesmo dia deve ter início uma paralisação, também por aumento de salários, do Metrô. De acordo com estimativas da Secretaria de Transportes Metropolitanos, a paralisação no sistema metroferroviário vai afetar 7,5 milhões de pessoas. Na região, deve ser prejudicados cerca de 1 milhão de passageiros, já que as linhas 8 e 9 transportam cerca de 500 mil pessoas por dia, cada uma.

Os ferroviários pedem reajuste de 7,89%, mais 10% de aumento real, além de mudanças nos valores de vale-refeição e vale-alimentação e no pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR). Já a CPTM oferece 6,65% de aumento no salário. Os metroviários, por sua vez, querem 17% de reajuste e receberam proposta de 7,21%.

Do Webdiario