GP Brasil espera confirmação de data para colocar ingressos à venda

A Fórmula 1 confirmou apenas as oito primeiras corridas da temporada 2020 e vai divulgar o restante “nas próximas semanas”, de acordo com comunicado publicado pela Liberty Media, que detém os direitos comerciais da categoria. Mas os organizadores do GP Brasil estão confiantes de que a prova será uma das 15 a 18 etapas que a F1 tem como meta disputar neste ano e confirmaram ao UOL Esporte que aguardam apenas a confirmação da data para colocar ingressos à venda.

Por enquanto, estão confirmadas apenas corridas na Europa, começando dia 5 de julho com o GP da Áustria. Serão feitas duas provas no circuito de Red Bull Ring, seguidas pelo GP da Hungria, outras duas corridas na Inglaterra e GPs na Espanha, Bélgica e Itália. A F1 já divulgou que as provas seguintes seriam na Eurásia, muito provavelmente começando com Azerbaijão e Rússia em setembro. Mas, dali em diante, o calendário está mais aberto.

O GP do Brasil apareceu em alguns calendários provisórios com a data de 8 de novembro mas, procurados pelo UOL Esporte, os organizadores dizem ainda trabalhar com a data original de 15 de novembro prioritariamente. Eles parecem estar confiantes de que o governo permitirá eventos esportivos com torcedores no final do ano. A Prefeitura de São Paulo é proprietária do Autódromo de Interlagos e patrocina o evento. Muito desta indecisão a respeito da data do GP do Brasil tem a ver com os esforços da Liberty Media em realizar a prova do Vietnã, que estava programada para estrear na categoria em abril. Os vietnamitas já pagaram 60 milhões de dólares para receber a corrida, mas o fato dela ser realizada, em parte, usando vias da cidade de Hanói e as restrições à entrada de estrangeiros em um dos países que melhor lidou com o coronavírus são fatores complicadores.

Além disso, a temporada de chuvas fortes vai até outubro, então a tentativa seria de driblar o mau tempo e dar mais tempo para os vietnamitas aprontarem a pista fazendo a etapa em novembro. A etapa vietnamita é uma das mais lucrativas do calendário da F1, ao lado de Abu Dhabi, Azerbaijão e Rússia. Já o Brasil não paga esta taxa para a Liberty Media desde 2017, em acordo que termina neste ano.

Além de Abu Dhabi (que inclusive paga a mais para finalizar o campeonato), Azerbaijão e Rússia, outra corrida que está praticamente confirmada é o GP do Bahrein, uma das 11 provas que tinham sido canceladas ou adiadas devido ao coronavírus. A corrida barenita seria deslocada para o final do campeonato, acontecendo uma semana antes de Abu Dhabi, em dezembro. Já o primeiro GP adiado, da China, aguarda apenas liberação de eventos esportivos internacionais no país para ser confirmado com uma data muito provavelmente em outubro. Corridas em pistas não permanentes, como Canadá e Singapura, deverão ser as próximas canceladas, juntando-se a Austrália, Mônaco, França e Holanda.

Por Julianne Cesaroli – Uol