Governo Federal antecipa o 13º salário do INSS

O 13º salário do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social foi antecipado na noite de terça (4) em decreto redigido pelo presidente Jair Bolsonaro, e confirmado no Diário Oficial da União de quarta (5). Os aposentados e pensionistas poderão sacar o dinheiro nos meses de maio e junho. Segundo o Ministério da Economia, a medida promete injetar R$ 52,7 bilhões no mercado.

De acordo com a Secretaria Geral, a primeira parcela será paga ainda este mês e a segunda no mês que vem. O calendário de pagamentos seguirá o número final do benefício, sem considerar o dígito que fica após o traço.

A medida não terá impacto no teto de gastos, já que eram recursos previstos no Orçamento de 2021.

Em nota, a Presidência informou que a “grande maioria” dos recebedores da Previdência Social é formada por “pessoas idosas, doentes ou inválidas, portanto integrantes dos grupos mais vulneráveis ao coronavírus, que terão, por meio da medida, maior segurança financeira neste momento”.

“Segundo o Ministério da Economia, a medida tem por objetivo incrementar a renda dos beneficiários que fazem jus ao abono, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia”, acrescentou o Palácio do Planalto.

Do iG