Governo deve privatizar linhas de trem que atendem a região

O Governo do Estado de São Paulo estuda, desde o ano passado, transferir as operações de linhas da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos para a iniciativa privada, à exemplo do modelo já adotado na Linha 4-Amarela do Metrô.

Segundo anunciou o presidente da CPTM, Paulo Magalhães Gonçalves, um dos trechos em que a privatização está sendo analisada é a Linha 8-Diamante (que liga Itapevi à estação Júlio Prestes, na capital) e a Linha 9-Esmeralda (que conecta Osasco ao Grajaú), que somadas transportam, aproximadamente, 1 milhão de passageiros por dia.

Para Gonçalves, houve avanços nas negociações dessas privatizações. “Em breve teremos novidades, como as datas para os próximos passos dessas concessões. A Linha 9, por exemplo, deve ganhar duas novas estações”. De acordo com informações divulgadas no Diário Oficial da União, em maio deste ano, já há cinco empresas aprovadas para participarem do processo de aprofundamento de estudos para uma Parceria Público-Privada (PPP): CCR, Odebrecht Mobilidade, Grupo Metropolitano 89, Logit Engenharia Consultiva e CAF.