Governo de SP fecha templos religiosos, impõe novas regras ao comércio e indústria e proíbe futebol

Por Beto Kodiak

O governador João Doria anunciou no início da tarde desta quinta-feira (11) novas restrições para conter o avanço do coronavírus em São Paulo.

Intitulada ‘fase emergencial’ e não ‘roxa’, como vinha se especulando, a nova determinação fecha todos os templos religiosos independente da crença, muda regras para escolas estaduais, municipais e particulares e suspende o campeonato paulista de futebol, em suas três divisões. A nova medida começa segunda-feira (15) e se estende até dia 30.

Comércio, indústria e serviços

-Estão proibidas de abrirem as lojas de materiais de construção
-Serviços de drive-thru estão permitidos entre 5h e 20h para todas as áreas e delivery 24h para restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.
-Escritórios não essenciais e órgãos públicos poderão funcionar somente no esquema de tele trabalho online.

O Governo do Estado ainda recomendou aos empresários um escalonamento de início de jornada de trabalho para cada segmento, a fim de evitar o acúmulo de pessoas no transporte público, sendo assim:

-5h às 7h: Trabalhadores da indústria
-7h às 9h: Trabalhadores de serviços
-9h às 11h: Trabalhadores do comércio

Escolas

As escolas continuarão recebendo alunos, mas com regras. O Governo do Estado recomenda que se fique em casa, mas as escolas, inclusive particulares, podem receber alunos para aulas especiais em horários devidamente combinados.

Os recessos das escolas estaduais de abril e outubro serão antecipados para o período de 15 a 28 de março, sem prejuízo do calendário escolar.

A recomendação é para que todas as atividades nas escolas sejam reduzidas ao mínimo necessário para diminuir a circulação de pessoas. As escolas estaduais ficarão abertas para alimentação de alunos carentes e distribuição de materiais e chips, com agendamento prévio.

Lazer

Está proibido frequentar praias e parques e também foi incluído na fase um toque de recolher das 20h às 5h, onde se recomenda que ninguém circule neste horário.