Governo amplia prazo para entrega de estudos de concessão do trecho da Raposo até Cotia

O governo do Estado prorrogou até 23 de setembro o prazo para que empresas apresentem estudos sobre a concessão à iniciativa privada das marginais Tietê e Pinheiros, além de trecho da Rodovia Raposo Tavares entre a capital e Cotia.

A ideia do governo é ter um parceiro privado para a modernização e manutenção dessas vias e melhorar dessa forma as condições de tráfego e a segurança para motoristas e passageiros.

O projeto foi lançado pelo governador João Doria e pelo prefeito da capital, Bruno Covas, em fevereiro. A estimativa do investimento é de R$ 3 bilhões. Não haverá cobrança de pedágio.

Em março, duas empresas foram autorizadas a apresentar estudos, a Infra SP Participações e o grupo composto por Queiroz Maluf, ATP Engenharia C3 e Addax. Elas tiveram 150 dias para realizar as análises, que ainda não foram enviadas ao governo estadual. O prazo foi prorrogado em mais 20 dias em publicação feita na quinta-feira em Diário Oficial (29).

As conclusões sobre a viabilidade técnica-operacional, jurídica e econômica do projeto, e os apontamentos das empresas sobre qual deve ser o modelo de parceria, servirão de base para o governo estadual lançar a licitação para a contratação.

A expectativa é iniciar as obras no primeiro semestre de 2020. O projeto, no entanto, não consta do Plano Plurianual enviado pelo governo à Assembleia Legislativa e que lista prioridades do governo estadual para o período entre 2020 e 2023.

Por Márcio Pinho, do R7