Governo adia troca de sinal de TV analógico por digital

Segundo o cronograma divulgado pelo Governo Federal no início deste ano, a cidade de Rio Verde, no interior de Goiás, deveria ter tido o sinal analógico desligado neste último fim de semana. Mas não foi isso que aconteceu.

Após pesquisa conduzida pelo Ibope apontar que boa parte dos domicílios de Rio Verde (GO) não está apta a receber sinal digital, o desligamento da TV analógica na cidade foi adiado oficialmente.

O município a 241 quilômetros de Goiânia seria o primeiro do Brasil a sofrer essa mudança, mas não bateu a meta de 93% de aparelhos em condições de receber o novo sinal. Na sexta-feira (27), o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização (Gired) decidiu pelo adiamento. A comissão é formada por representantes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações e do setor de radiodifusão.

A decisão baseou-se em pesquisa que apontou que só 62% dos domicílios da cidade estão plenamente adaptados. Mesmo se considerasse as casas com assinantes de TV paga (pela qual o sinal também vem digitalizado), o índice chegaria a 77% e não atingiria a meta colocada pela Anatel. O Ministério das Comunicações não comunicou o novo prazo, e nem se o adiamento provocará uma mudança total no cronograma da implementação na TV digital.

A expectativa continua sendo de que todos os televisores brasileiros recebam apenas o sinal digital até o fim de 2018, mas também é possível que ocorra um adiamento. A crise econômica é apontado como motivo para a desaceleração do crescimento da TV digital no Brasil.

Do Uol

 

Um comentário em “Governo adia troca de sinal de TV analógico por digital

  • 02/12/2015 em 20:31
    Permalink

    O povo esta vacinado, quem comprou o extintor abc tomou no C*ensurado.

Fechado para comentários.