Gasolina e diesel estão mais caros desde domingo

Passaram a valer a partir deste domingo (1º) as novas alíquotas da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS) sobre a gasolina e o óleo diesel. A alta dos tributos faz parte das medidas do ajuste fiscal anunciadas pela equipe econômica. O aumento dos dois impostos corresponderá a R$ 0,22 a mais em cada litro de gasolina e R$ 0,15 por litro do diesel, conforme cálculos divulgados pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O aumento de PIS e Cofins terá validade até 1º de maio, quando volta a valer a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre a gasolina e o óleo diesel.

Como a elevação dos tributos chegará às bombas de combustíveis, é de se esperar que haja um impacto na inflação. A Fazenda trabalha com essa hipótese. Tanto que na última quarta-feira (28), na divulgação do relatório da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), ficou claro que o Banco Central pretende apertar ainda mais o cinto por meio de ferramentas como o aumento da taxa básica de juros, a Selic.

Os preços dos combustíveis devem ter uma alta de 8% em 2015, segundo previsão do próprio BC. O governo fez uma conta maior que incluiu outros reajustes, como a previsão de reajuste de 27,6% nas tarifas de energia elétrica, de 3% no preço do gás de botijão, e de 0,6% nas tarifas de telefonia fixa . Com isso, a previsão de alta dos preços administrados e monitorados bateu em 9,3% para este ano.

Do iG