Futebol de Cotia começa quartas de final e no outro lado, 15 times são rebaixados

No próximo domingo (15) começam as quartas de final das três principais divisões do futebol amador de Cotia. A fase do mata vai definir também os semifinalistas e no caso da 2ª e 3ª divisões, os times que conseguirão o acesso. No outro lado da tabela, já estão definidos todos os rebaixados das três divisões.

Na elite do futebol cotiano, três jogos acontecem no Estádio Euclides de Almeida, iniciando com Cotiano x Cachoeira da Graça, que fizeram campanhas quase semelhantes na primeira fase. Depois, o Leão do Morro pega o Parque Alexandre, dono da melhor campanha até agora. O jogo de fundo da rodada tem Flamengo da Granja e Estrela do Mirizola.
A pouco mais de dois quilômetros dali do estádio municipal, no campo do Portão, o Independente do 21 enfrenta o Casa Branca, que entre os oito clubes, teve a campanha com menor número de pontos. Muita emoção na disputa pelas vagas da semifinal da 1ª divisão de Cotia.

Lá na 2ª divisão, o segundo time mais antigo de Cotia, o E.C. Portão enfrenta outro “velhão” da cidade, o Legionários, no estádio “Euclidão”. O Portão teve campanha regular, mas venceu as duas últimas partidas da primeira fase e ficou em 4º de seu grupo. Já o GEL, foi o líder de seu grupo, com 16 pontos. Outro jogo que promete ser disputado é entre Recanto dos Victors e Cara no Prato, que se enfrentam no campo do Portão, assim como as outras duas partidas, o líder geral Pérola Negra contra o surpreendente Camisa 13 e o Grêmio Santa Isabel que briga contra o Lavapés, no mesmo campo.

Na terceirona, os quatro jogos serão no Clube dos Comerciários, novo espaço cedido para o futebol de Cotia, depois de uma nova administração revolucionar o modo de gerir do clube de campo mais bonito da cidade.

Lá, os pegas serão entre o Ressaca e Jardim Elias; Arco Iris x Balaio de Gato; Greenland x Santa Rita e Milionários contra o melhor time do campeonato, o Atlético Família.

Vale lembrar que a 4ª divisão já tem final definida, entre Esperança e Lageado, com data a ser definida.

Os campeonatos de Veteranos (tem um jogo apenas neste domingo entre Cotiano e Legionários) e o Veteraníssimos, só voltam a ser disputados na outra semana.

Rebaixados: Tristeza e hora do recomeço

Foram definidos 15 times rebaixados no Campeonato Municipal de Cotia. Teve time caindo no índice técnico e também por W.O.
Na 1ª divisão, os quatro que caíram no índice técnico foram Paulistinha, Portuguesa do Engenho, Stella Maris e Madrugada (que só caiu devido aos W.O.s de Sumima e Flamengo do 21). O Sumima já iria cair na bola, mas acabou sendo rebaixado pelo W.O., prejudicando outras equipes. Os seis times estarão na 2ª divisão de 2019.

Na 2ª Divisão, a tristeza de um dos times mais tradicionais de Cotia, o E.C. Jardim Sabiá, que saiu da elite, foi para a segundona e agora amargará a 3ª divisão, junto com o Nova Vida, Estrela do 21 e Carvalho. O Juventude, que fez uma péssima campanha o campeonato todo, venceu suas duas últimas partidas, inclusive uma adiada e que foi jogada no último domingo, onde bateu o Carvalho por 5 a 0, rebaixando o Sabiá.

Os rebaixados da 3ª para a 4ª em 2019 foram Pedra 90, Vila Nova, Moleque Travesso e o Araruama, que fez uma campanha ridícula, sem vencer nenhum jogo, acabou dando W.O., prejudicando o Galo de Ouro, que também caiu.