Funcionários da Santa Casa de São Roque podem entrar em greve

Funcionários da Santa Casa de São Roque realizarão a partir das 15h desta terça-feira (11) uma assembleia nas dependências da irmandade.

Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Sorocaba e Região, a ação tem o objetivo de regularizar a situação de alguns trabalhadores do hospital após a entrada da Fenaesc no quadro administrativo do hospital.

“Houve a demissão de mais de 30 funcionários, o que caracteriza uma demissão em massa. Eles afirmam que alguns empregados serão recontratados por parte desta nova empresa, mas eles não teriam os benefícios que atualmente possuem, como o plano médico”, afirmou o Presidente do Sindicato, Milton Sanches.

Segundo Sanches, caso a situação não se resolva a proposta de greve será apresentada e votada pelos funcionários presentes. Caso aprovada a proposta, a irmandade teria o prazo de 72 horas para regularizar a situação, caso contrário a greve seria instaurada na irmandade.

Nossa redação entrou em contato com a Santa Casa de São Roque para abordar o tema. Fomos informados de que representantes do sindicato dos funcionários do setor de saúde estiveram na irmandade dialogando com o setor jurídico do hospital. De acordo com o hospital, o que atualmente ocorre na irmandade é a terceirização dos funcionários de alguns setores, como o de limpeza, e a realização de um movimento grevista atualmente será ilegal pois não foi tomada qualquer ação que caracterize um motivo de greve por parte dos seus funcionários. “Não há motivo algum para a realização de uma greve. Não ocorre atraso de salário e não está ocorrendo nenhuma demissão em massa de funcionários. O que ocorre é a terceirização de alguns serviços”, afirmou o interventor da irmandade Francisco Tibiriça.

Por Rafael Barbosa – JE Online