Frota de trens em operação no metrô encolhe em 5 anos

O número de trens disponíveis para operação nas quatro linhas gerenciadas pelo Metrô, empresa da gestão Geraldo Alckmin, caiu 10% em cinco anos.

Em janeiro de 2011, a companhia tinha 141 composições para operação nas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 5-lilás. No mesmo mês deste ano, eram 127 trens.

Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação e se referem aos últimos cinco anos, período que corresponde à gestão Alckmin. A rede transportou mais de 1 bilhão de passageiros no ano passado.

Com menos trens à disposição, mais lotados ficam os vagões das composições em circulação, o que piora a qualidade do serviço.

Resposta
O Metrô afirmou por meio de nota que “o número de trens disponíveis para operação apresentado não representa ‘redução de serviço'”. De acordo com a companhia da gestão Geraldo Alckmin, “não há relação entre a quantidade de trens disponíveis para operação e o aumento de intervalo entre trens”.

A empresa disse ainda que a diminuição no número de composições operacionais a partir de 2012 tem “relação direta com o processo de modernização de 98 trens, que foi intensificado a partir de 2011. De lá para cá, 75 trens já passaram pela modernização”. O Metrô afirmou ainda que operam nas linhas metroviárias, em horários de pico, 110 trens. “Isto é, em janeiro de 2016, com 127 trens operacionais, o Metrô operou com uma reserva técnica de 15,4%. Superior, portanto, à reserva técnica de 10% estabelecida como mínima”, disse.

Reafirmou ainda que “incidentes notáveis afetaram diretamente o intervalo entre trens no mês de janeiro de 2016”.

Da Folha