Frente parlamentar se reúne com DER para discutir duplicação da Bunjiro Nakao

A Frente Parlamentar de Apoio à Rodovia Bunjiro Nakao, da Câmara de Ibiúna, se encontrou com representantes do DER – Departamento de Estradas de Rodagem para debater a situação das obras de duplicação da Bunjiro, que atualmente está paralisada.

O presidente da Frente, vereador Pedrão da Água e os engenheiros do DER, Vivaldo Basílio e Mário Kfouri, se reuniram no escritório do canteiro de obras, no km 49 da rodovia (região de Vargem Grande Paulista), onde abordaram diversos assuntos ligados ao projeto.

Atualmente as obras são divididas em três lotes, sendo que o Lote 1 (próximo a Vargem Grande Paulista está com 80% de execução; o Lote 2 (próximo a Ibiúna), com 50%; e o Lote Intermediário, com 65% da execução orçamentária. Segundo os integrantes do DER, o principal problema apresentado nas obras envolve os processos de desapropriações.

Para tentar remediar este entrave, o vereador informou que providenciará uma reunião para ajudar a agilizar, dentro do possível, a demanda das desapropriações, reunindo todos os envolvidos.

Entre outras demandas apresentadas na reunião esta a melhoria na pista e da sinalização nas rotatórias por enquanto provisórias, de acesso a bairros, como o Lageadinho, Jahú, Curral e à região do Paiol Pequeno (Seicho-No-Ie).

A questão dos retornos e acessos a bairros, que estão sendo modificados pelo avançar da obra, assunto esse que gera dúvidas em muitos ibiunenses, também teve questionamentos apresentados pelo representante da Frente ao DER. Uma das dúvidas é quanto ao acesso ao bairro Votorantim pela rua João Matiusso. Neste ponto, segundo o projeto e o que foi apresentado pelos engenheiros do DER, esse acesso será fechado, mas serão feitos dois retornos próximos, a um quilômetro cada um deles. Foi ressaltado que estão previstos retornos em todo trecho da rodovia a, no máximo, cada dois quilômetros.

Também segundo os engenheiros do DER, as atuais passarelas, localizadas em Ibiúna, que são de metal, serão substituídas por novas.

Outra troca de informações e esclarecimento de dúvidas se refere a “ponta de Ibiúna”, na entrada do município, como por exemplo tipo de canteiro central, acesso à Rodovia Quintino de Lima (rumo a São Roque) e tipo de iluminação que pode ser feito. Sobre rede elétrica, o engenheiro Vivaldo explicou que o DER, pelo projeto, contempla tubulação e cabeamento, mas a questão dos postes fica por conta do município. “Inclusive, segundo os engenheiros responsáveis pela obra, a maioria dos pedidos de deslocamento e instalação da rede elétrica ao longo da rodovia está sendo executada a contento pelas empresas responsáveis, a CPFL e a Cetril”, comenta Pedrão.

Quanto a possíveis melhorias no trecho da rodovia entre Ibiúna e Piedade, uma novidade foi anunciada pelo DER: já foi escolhida a empresa que vai tocar obras de melhorias, construção de terceira-faixa e construção de acostamentos pavimentados. A construtora vencedora no quesito preço foi o Consórcio ETC & Souza Compec.

Do Jornal da Economia