Festa Junina: fogueiras podem agravar problemas respiratórios

Pneumologista do Hapvida alerta para que pessoas com rinite, bronquite e asma evitem locais com fumaça

As festas juninas costumam agitar este período do ano e, além das comidas típicas, as grandes fogueiras são atrativos, seja para iluminar ou aquecer os ambientes e até mesmo assar alimentos. Porém, para curtir as noites juninas da melhor maneira, são necessários alguns cuidados para evitar problemas respiratórios decorrente da eventual inalação da fumaça.

A fuligem causada pelas fogueiras emite gases como monóxido de carbono (CO) e cianeto, que são prejudiciais às pessoas com rinite, asma e bronquite. “Quem tem essas alergias respiratórias não deve permanecer nesses locais porque a inalação da fumaça precipita crises de obstrução nasal, espirros, coriza, além das crises de falta de ar, com chiado no peito”, alerta o médico pneumologista do Hapvida, Jorge Benevides.

Outro fator prejudicial à saúde é a poluição da fumaça dos fogos de artifícios geralmente acionados em festas juninas. Benevides reforça que, caso seja inevitável a presença nesses lugares, seja feita uma prevenção com “uso de antialérgicos, bombinhas para falta de ar e medicações anti-inflamatórias quando necessários”, completa.

Crianças e idosos merecem atenção especial, pois são mais suscetíveis às alergias respiratórias. É preciso estar sempre em alerta aos primeiros sinais e sintomas de infecções para, em caso de emergência, recorrer a uma unidade de saúde em busca de socorro médico, que pode amenizar os sintomas.