Fernanda Melle: Adora um churrasco? Conheça a importância das carnes em nossa alimentação

Novembro é o mês dos homens! Mês no qual acontece a maior campanha de conscientização do câncer de próstata e saúde do homem.

Pensando nisso, hoje falaremos sobre um alimento que é o queridinho da maioria deles: o churrasco! Pode ser de carne bovina, de porco, frango… todas tem algo em comum: as proteínas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ingestão diária de proteínas deve ser de 10 a 15% das calorias ingeridas e as principais fontes são de origem animal.

O consumo de carnes, desde que sejam consumidas de forma equilibrada e preparada adequadamente, traz os nutrientes fundamentais para a saúde dos ossos, pele e dos músculos. Melhora o sistema imunológico, ajuda na absorção dos aminoácidos essenciais e vitamina B12.

A carne bovina contém todos os aminoácidos essenciais ao corpo humano, é fonte de ferro, zinco e vitaminas do complexo B, ou seja, auxilia as funções cerebrais e previne doenças como câncer e diabetes.

Já as carnes brancas, como os frangos, possuem menor quantidade de gorduras saturadas que as carnes vermelhas, ajudando na prevenção do Alzheimer e doenças do coração. Os peixes, ajudam a reduzir o colesterol, controlar a pressão arterial e melhoram a saúde mental. São fontes de vitaminas A, E, D, niacina, ferro, iodo, magnésio, cálcio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês, cobalto e ômega 3.

Já a carne de porco por muito tempo foi vilã na alimentação do brasileiro, porém atualmente já se sabe que ela é responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares e também é rica em vitaminas do complexo B, fósforo e ferro.

Mas Nutri, e o churrasco é saudável? A resposta é sim, qualquer alimento pode ser incluído na alimentação, desde que seja na quantidade e frequência correta. Além disso, os acompanhamentos e bebidas devem ter atenção especial para não tornar essa refeição hipercalórica.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle