Feira de artes de Embu das Artes completa 48 anos

Na terça-feira (31), a Feira de Artes e Artesanato de Embu das Artes completou 48 anos. Nascida em frente onde hoje é o Museu de Arte Sacra, a feira conta hoje com 550 expositores, e recebe cerca de 100 mil visitantes por mês.  
 
“Exponho na feira há 12 anos e ela me dá tudo: sobrevivência, desenvolvimento, criação e encantamento. A diversidade de artistas é grande o que a torna ainda mais rica. Quem trabalha aqui quer melhorar ainda mais o seu espaço”, conta a artesã reutilizadora de retalhos Maria Lindáurea Sá Freitas. 
 
Um pouco da História 
 
A Feira de Embu das Artes foi criada por Claudionor Assis Dias (1931/2006) – marceneiro que se tornou Mestre Assis (escultor, pintor, ator, bailarino e poeta) – com apoio de outros jovens artistas da época, como Solano Trindade. Nos anos 60, havia um forte vínculo entre a Praça da República, na Capital, e o Centro Histórico embuense. Muitos artistas e artesãos acabaram “migrando” para a então Embu, e por aqui se estabeleceram e criaram suas raízes. Hoje os são produzidas pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e uma série de objetos utilitários ou decorativos. Além disso, há também a Feira do Verde, com plantas e flores ornamentais. A Feira de Artes e Artesanato pode ser visitada aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h.