Febre Amarela: Esquema de vacinação muda em Cotia

A partir desta segunda-feira (12) a Secretaria de Saúde de Cotia mudará o cronograma de vacinação contra a Febre Amarela [atenção à tabela abaixo] em algumas UBS – Unidades Básicas de Saúde.
Também não será mais referenciado aos não munícipes a vacinação apenas na Clínica da Mulher – com aconteceu ao longo do mês de fevereiro – e, portanto, a vacina passará a ser aplicada em qualquer uma das 25 UBS’s para este público.

Desde o ano passado, a Secretaria de Saúde já imunizou mais de 170 mil pessoas contra a doença e, apesar do número de pessoas vacinadas, a gestão da saúde segue com o apelo para que quem não se vacinou, procure um posto de saúde e, não havendo restrição, receba a dose. “Desde fevereiro, em Cotia está sendo aplicada a dose fracionada da vacina, conforme recomendação do Governo Estadual, que é quem as distribui para os municípios. Esta dose protege por oito anos e é a forma mais eficaz de evitar a infecção”, disse Magno Sauter, Secretário de Saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nas últimas semanas, foi registrada uma baixa na procura pela vacina e, portanto, o munícipe consegue se vacinar sem ter que enfrentar o transtorno de longas filas. “Este é o momento para quem não se vacinou, procurar a UBS. A vacina está disponível em todas UBS’s, em dias pré-definidos, e não há grande espera”, salientou Sauter.

vacina-mar