Febre Amarela: Cotia não tem humanos infectados, mas exame dá positivo na morte de quatro macacos

Cotia retoma intensificação da ação de bloqueio contra a Febre Amarela

A Prefeitura de Cotia retomou a vacinação contra a Febre Amarela em todas as UBS – Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, e no SAE/CTA, às quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h.

Todas as pessoas, com idade a partir de nove meses de idade, devem se imunizar contra a doença. A intensificação não tem prazo para terminar e, até o momento, mais de 60% da população de Cotia já está imunizada contra o vírus.

Diante da confirmação de novos casos da doença em todo o País, a procura pela vacina aumentou em diversos municípios e Cotia também registrou alta na procura. A Secretaria de Saúde pede aos moradores que, sendo possível, procure uma UBS com menor demanda.

Vale destacar que AS PESSOAS QUE JÁ TOMARAM A VACINA NÃO PRECISAM REPETIR A VACINAÇÃO. A dose aplicada em Cotia é única e vale por toda a vida.

Divulgação FAKE nas redes sociais

Infelizmente, mais uma vez, internautas divulgam notícias mentirosas, as chamadas fake, sobre algo que possa alarmar a população. Desta vez foi a Febre Amarela, onde diz que uma pessoa foi infectada na cidade. O Jornal Cotia Agora fez contato com a Vigilância Epidemiológica nesta sexta-feira e a resposta foi negativa em relação ao fato.

Sobre a morte de macacos
Na última semana, a Secretaria de Saúde recebeu o resultado da análise das mostras coletadas em primatas (macacos) encontrados mortos em Cotia, quatro deram resultado positivo para a Febre Amarela, de acordo com o Instituto Adolf Lutz. Apesar dos resultados, não há motivo para pânico entre a população e nem para hostilidades contra os macacos. Cotia não tem a confirmação de nenhum caso de febre amarela em humano contraída no município.