Fayez Gheneim: Homem Solidário

O amigo Marcênio Mange presta sua homenagem ao comerciante Fayez Gheneim, que faleceu na última segunda-feira (16).

Altruísta e solidário, o comerciante Fayez Gheneim tornou-se mecenas em Cotia. De origem libanesa, “seu” Fayez estabeleceu comércio nos anos 50 e, logo, virou referência para o desenvolvimento socioeconômico local.

Marcênio Monteiro Mange conviveu com o seu Fayez durante alguns anos e diz que “o apoio dele permitiu desenvolver Cotia nas áreas do esporte popular e do lazer, além de ajudar a manter as tradições”.

Corrida de Natal, da Congada, Mini Maratona Caucaia-Cotia, Corrida Tijuco Preto – Cotia, Corrida de Monte Serrate, Passeios a Cavalo e de Bicicleta, Romaria de Cotia, entre outros eventos e até Fórmula 1 (ainda no Rio) estão entre as ações que tiveram apoio de Fayez.

Colaborou também com o Clube de Boxe do “Santista”. Eis que Fayez Gheneim sempre fez questão da presença dos netos (Dani e Du) nos eventos, mas nunca fez questão de que seu nome fosse anunciado, revelou-se um verdadeiro cidadão cotiano.

Teve fundamental importância na construção do Hospital de Cotia, Cotolengo, Apar, Ceic e Associação Comercial e Industrial de Cotia.

“Ele não só gostava de ajudar como logo indicava outras lojas para captação de recursos, como a loja automobilística Fauze –Car, de seu filho Fauze e seu genro Carlão Camargo, assim como, as lojas da filha Mara e da esposa Léia. E ainda com o empréstimo do caminhão, carro e gasolina”, lembra Marcênio.

Alguns comerciantes não possuíam veículo para buscar mercadorias em São Paulo e o mesmo emprestava seu caminhão e perua Kombi para que os colegas buscassem os seus produtos, mostrando que não havia um sentimento de competição e sim de solidariedade com o próximo.

Fayez Gheneim faleceu com 88 anos deixando um legado de importância socioeconômica para Cotia e a Família. Simbolizando a pessoa que se reconhece em terra alheia e nela renasce, seu Fayez ficará na memória cotiana do Brasil de todos os povos e credos.

Marcênio Mange

Leia: Morreu em Cotia, aos 88 anos, o comerciante Fayez Gheneim

Abaixo, imagens de eventos que tiveram o apoio do Sr. Fayez, nos anos 80 e 90.

À direita, Fauze, filho do Sr. Fayez, na moto durante evento patrocinado pelo pai
À direita, Fauze, filho do Sr. Fayez, na moto durante evento patrocinado pelo pai
Público presente em evento patrocinado por Fayez
Público presente em evento patrocinado por Fayez
Passeio ciclístico - as duas crianças localizadas à direita da foto são os netos Dani e Du
Passeio ciclístico – as duas crianças localizadas à direita da foto são os netos Dani e Du
Passeio ciclístico -  percurso Rua Senador Feijó
Passeio ciclístico – percurso Rua Senador Feijó
Marcênio Mange (boné azul) durante passeio patrocinado por Fayez
Marcênio Mange (boné azul) durante passeio patrocinado por Fayez