Falta de dinheiro da Prefeitura de Cotia emperra obra da ALL em Caucaia

Há muitos anos que moradores de Caucaia do Alto sofrem com os transtornos causados pela linha férrea que cruza o Distrito, vinda do Interior com destino a Santos e operada pela empresa ALL – América Latina Logística.

Uma das maiores reclamações dos moradores, principalmente do entorno da Estação Caucaia é em relação ao cruzamento da ferrovia e o impacto que a passagem e parada dos trens causam.

O caso é antigo e em 2011houve uma reunião entre representantes da sociedade de Cotia e membros da ALL para cobrar soluções da empresa. Na época, foram registrados alguns acidentes por causa da parada dos trens e a imprudência de alguns moradores, que cansados de esperar a saída da composição, acabavam passando por debaixo ou entre os vagões e acidentes acabaram acontecendo. Vale lembrar que algumas composições chegavam a ficar mais de três horas paradas, impedindo a passagem até de ambulâncias e carros de emergência.

ferrovia1

Após diversas reuniões entre as partes, ficou combinado que a ALL faria uma passagem em desnível para que veículos e pedestres pudessem passar por debaixo da ferrovia. A ALL se comprometeu a fazer a obra desde que a prefeitura cuidasse dos processos de desapropriações do entorno. A previsão era de que a obra seria feita junto com a duplicação da ferrovia, que já aconteceu, mas, a passagem em desnível não.

Quase quatro anos se passaram e o problema persiste, com a passagem e parada de trens. Mas aí fica a pergunta: Por que até agora a passagem em desnível não foi construída? A resposta dada pela prefeitura é falta de dinheiro.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com as duas partes, a ALL e a Prefeitura de Cotia. A empresa, que tem sede em Curitiba, foi curta em sua resposta: “A concessionária aguarda a Prefeitura emitir o DUP (Decreto de Utilidade Pública) para dar andamento às obras”.

A prefeitura, que é a responsável por desapropriar as áreas que serão afetadas pelas obras enviou a seguinte nota ao Cotia Agora:

Com relação às desapropriações próximas da estação de Caucaia do Alto, a Prefeitura primeiro verificou os valores das desapropriações, já que o termo de compromisso firmado entre a ALL e o município deixava o ônus da desapropriação a cargo do município. Quanto à desapropriação na passagem da Água Espraiada, o ônus da desapropriação ficará a cargo da ALL. A demora se deu por conta de não haver previsão orçamentária no ano passado para arcar com as custas das desapropriações, ficando suspenso para este ano”.

Ou seja, um acordo firmado em 2011, que já poderia ter sido colocado os gastos no orçamento de 2012 pela prefeitura, pelo jeito só deve sair no mandato do próximo prefeito. Enquanto isso, a população de Caucaia continuará correndo riscos ao atravessar a ferrovia.

ferrovia2ferrovia3ferrovia4