Falha em equipamento deixa usuários do Cartão Bom sem recarga em Cotia

Um grande transtorno para passageiros que usam o VT (Vale Transporte) do Cartão Bom aconteceu na última sexta-feira (1º) e sábado (2). Quem tentou recarregar o cartão na única máquina existente (validador online) no Terminal Metropolitano de Cotia não conseguiu.

A máquina estava inoperante e por mais de 24 horas muita gente teve que se virar para pagar o ônibus.

O equipamento parou de recarregar por volta das 6 horas da manhã de sexta e durante o dia, muita gente tentou fazer a operação e não conseguiu. Para piorar, a informação que era dada por funcionários da bilheteria era de que somente no sábado ou segunda-feira que seria feito o reparo pela empresa responsável, a Autopass.

O BOM VT é o cartão concedido pelo empregador aos funcionários que armazena créditos para utilização nas linhas intermunicipais da EMTU, nas linhas municipais da Danúbio Azul e nos trens da CPTM e Metrô.

Muita reclamação e filas. O Jornal Cotia Agora ouviu relatos de pessoas que simplesmente não conseguiam carregar o cartão e não tinham dinheiro no bolso. “Tive que pedir dinheiro para desconhecidos pra conseguir chegar em casa“, comentou o senhor João, de 56 anos.

Não tenho um ‘puto’ no bolso e preciso recarregar para chegar na faculdade em Osasco, não sei como vou fazer“, contou a jovem Juliana, de 22 anos.

Para Henrique, que iria embarcar para São Paulo, é uma falha grave de quem administra o sistema: “Minha sorte que tenho dinheiro no bolso para ir ao trabalho, mas vou ter que procurar outro validador para recarregar. É um absurdo só ter essa máquina aqui, neste terminal enorme“.

Por cerca de 10 minutos acompanhamos o movimento ao final da tarde de sexta e a maior reclamação era do por que a recarga não poderia ser feita pelos funcionários da bilheteria, já que, segundo apuramos, é possível fazer o serviço. Um motorista de ônibus confirmou para nossa reportagem: “É possível sim fazer a recarga na bilheteria, isso é falta de vontade de fazer”, disse.

Perguntamos aos funcionários quem era responsável pela operação da máquina, mas eles não souberam informar. Nesta semana tentamos contato via e-mail com a Danúbio Azul, que, segundo apuramos, é responsável, mas não conseguimos uma resposta.

A informação que chegou a nós é de que na tarde de sábado o equipamento foi consertado.