Exposição solar a pacientes com psoríase é benéfica, mas precisa de cuidados

O protagonista do verão, o sol, é também um grande aliado no tratamento da psoríase- doença inflamatória da pele, crônica e não contagiosa. De acordo com a dermatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Isis Veronez, o principal responsável pela melhora do quadro é a radiação ultravioleta. Mas se engana quem acha que por isso não é preciso ter cuidados com a exposição solar.

As recomendações, segundo a médica, são essenciais não somente para alcançar bons resultados em relação à doença, mas também para evitar problemas futuros. “A radiação ultravioleta diminui a proliferação celular, melhorando o aspecto da lesão. Mas é preciso cuidado, pois a exposição em excesso pode ocasionar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele”.

Para impedir qualquer um desses problemas, é preciso usar protetor solar, não tomar sol entre 10h e 16h, hidratar-se bem com água e líquidos, além de usar hidratante na pele depois da exposição solar. Porém, a recomendação pode ser redobrada a alguns pacientes que toleram pouco ou nenhum contato com o sol, como lembra a especialista.

“A exposição solar é recomendada para maioria dos pacientes, mas as particularidades de cada caso surgem após o ato. Alguns pacientes não toleram mais de 10 min, enquanto outros podem ficar até 30min. Temos também cerca de 5% que podem piorar com o hábito. Porém, somente se expondo para saber”, reforça. .

O conselho da dermatologista para quem sofre com quadros muito extensos da psoríase é evitar, de antemão, esse hábito por estar com a pele muito sensibilizada. “É importante que, independentemente do quadro, haja um acompanhamento médico para compreender as necessidades da doença”, conclui.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar na categoria Saúde – Hospitais, conquistado por três anos consecutivos, 2017, 2018 e 2019.