Estudantes já podem viajar de graça em algumas cidades na região

Começou a valer nesta segunda-feira (1º) o projeto que prevê que estudantes de 25 cidades da região de São Roque viajem de graça para as escolas, faculdades e universidades nos ônibus que fazem as linhas intermunicipais (entre cidades)

O benefício foi concedido pela EMTU, que assumiu a responsabilidade sobre as linhas intermunicipais na região. A EMTU adquiriu há alguns meses a gerência de todas as linhas que operam de um município para o outro, utilizando-se de rodovias.

As empresas de ônibus continuarão trabalhando normalmente, porém, terão que padronizar as cores dos veículos que circulam fora da cidade e se adequar as responsabilidades.

O objetivo segundo a EMTU é melhorar a qualidade da prestação de serviço aos usuários em relação, aos horários, conforto e atendimento. O benefício para os estudantes é uma das primeiras vantagens da criação da Região Metropolitana de Sorocaba -RMS-.

As linhas entre os municípios que integram a RMS são operadas por sete empresas concessionárias de transportes.

As 25 cidades compreendidas pela RMS são Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A EMTU entrou no lugar da Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo que deixa de operar. Todos os ônibus que farão as linhas intermunicipais terão a mesma cor e padrão.

Estudantes

Os estudantes que precisam viajar de uma cidade para a outra, já podem solicitar o passe livre estudantil para utilizar gratuitamente as linhas intermunicipais da EMTU.
Porém, para obter o benefício os estudantes tem que comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

É exigido, ainda, o pagamento de um boleto no valor de sete tarifas piso – cerca de R$ 20, na região de Sorocaba. A Carteira Passe Livre ser solicitada até o dia 31 de outubro.

Como se cadastrar

O estudante deve procurar a instituição de ensino onde estuda para fazer o cadastro. O processo é feito por meio do portal da EMTU, na área restrita às escolas.

Os alunos habilitados terão acesso ao formulário de solicitação do benefício e ao boleto a ser pago na rede bancária. Não há um sistema que possibilite o pedido de isenção da taxa.

Segundo a EMTU, a obrigatoriedade de pagamento consta da resolução da Secretaria de Transportes Metropolitanos que regulamentou o benefício. Após o pagamento, o aluno deverá entregar a documentação exigida pelo site à escola que encaminhará à EMTU.

Na RMS, o encaminhamento deve ser feito à Gerência Regional de Campinas via correio.

Validada a documentação, a empresa emitirá o benefício e o encaminhará de volta à escola, onde o passe livre será retirado pelo estudante.

Quem tem direito 

Têm direito ao benefício os estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública; de curso de ensino superior da rede pública e privada e dos cursos públicos e privados técnicos, tecnológicos e profissionalizantes que comprovem renda familiar per capita até um salário mínimo e meio.

Também vale para bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni); financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); integrantes do Programa Bolsa Universidade (Programa Escola da Família); e atendidos por programas governamentais de cotas sociais.

A pessoa que não atender os requisitos citados poderá obter o passe escolar, que garante o desconto de 50% no pagamento da tarifa, também por meio do cadastramento feito pela instituição de ensino.

Como funcionará o passe livre 

O benefício será concedido no limite máximo de 48 cotas/viagens de passagens gratuitas, com limite de dois embarques por dia. Os passes devem ser utilizados assim que as aulas começarem neste mês de fevereiro até as férias no fim do mês de junho.

Após as férias os meses de agosto, setembro, outubro e novembro. Há 24 cotas/viagens mensais para uso em julho e dezembro. O uso do cartão do estudante é pessoal e não pode ser utilizado por terceiros e pode ser cancelado caso isso ocorra.

Pessoas com deficiência

As pessoas com deficiência também serão atendidas gratuitamente no transporte intermunicipal dentro das 26 cidades da RMS. Para isso elas precisarão fazer um cadastro no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (Capes), que dará direito ao cartão do transporte gratuito.

Para o cadastramento é necessária a apresentação de um laudo para comprovar o reconhecimento da deficiência.

Do São Roque Notícias