Estreia de coluna literária de Luiz Júnior: “O Brasil na Mira de Hitler”

O colunista Luiz Júnior já é conhecido dos leitores do Cotia Agora, já que escreve mensalmente sobre astrologia e diariamente o horóscopo.

Agora estreia sua coluna mensal de literatura. Luiz é um apaixonado por livros e, segundo ele, já leu mais de dois mil.

O Brasil na Mira de Hitler

Para a estreia da coluna e aproveitando as comemorações do 70º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial, falaremos de uma das poucas obras destinadas à importância do território brasileiro na guerra.

Segundo livro do carioca Roberto Sander, O Brasil na mira de Hitler lança uma luz sobre a importância do Brasil para os planos do III Reich.

Estamos acostumados a ouvir na escola que, apesar de ser mundial, a Grande Guerra trouxe poucos problemas para o Brasil – país desinteressante e situado em um continente afastado, protegido pelas tropas americanas do Atlântico Norte e Sul.

Mas não é bem assim. Logo no começo já encontramos a seguinte frase de Hitler: “No Brasil se acham reunidas todas as condições para uma revolução que permitiria transformar um Estado governado e habitado por mestiços numa possessão germânica”.

Mas até que ponto isso se transformou em ações efetivas dos alemães? É essa a pergunta que Sander tenta responder ao longo das 260 páginas do livro. Uma sucessão de fatos políticos e militares que explicam a posição dúbia de Vargas durante o começo da guerra e a posição do governo em relação aos imigrantes alemães, abaladas pelo submarino U-507 (o Lobo Solitário) e seu ataque aos navios brasileiros, como o Baependi e o Itagiba.

Alguns autores afirmam que o Comandante Schacht – do U-507, agiu em desacordo com as ordens do Führer. É de se pensar, pois Vargas mantinha política dual em relação aos germânicos e aos aliados, ao mesmo tempo em que Hitler mantinha claros interesses em relação ao território brasileiro.

Os ataques apressaram a opinião pública e o próprio Getúlio Vargas, que, pressionado por Roosevelt e pelos brasileiros, declara guerra contra o Eixo, trazendo as consequências que todos sabemos. Como legado, temos a indústria de base no Brasil, como a CSN e a Petrobrás, e o Forró, ritmo que ganhou o Brasil a partir da base de Alcântara, em Natal.

O fato é que temos relato de mais de vinte unterseeboots, os submarinos do III Reich, afundados na costa brasileira devido às reações do governo brasileiro aos ataques do U-507, demonstrando o quanto corremos riscos durante a guerra.

O Brasil na mira de Hitler é um livro fantástico, de fácil leitura, porém que não deixa de demonstrar o incrível faro do jornalista Roberto Sander.

Imperdível!

O Brasil na mira de Hitler
Roberto Sander
Editora Objetiva
260 páginas
R$ 40,00
Nota da coluna: 10

*Luiz Junior é astrólogo, colunista e escritor. É autor de O Templo da Magia e O Livro de Luaror