ESTREIA Coluna “Entre Dois Mundos”, abordando a espiritualidade

E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.
Mateus 9:2

O Evangelho nos conta que Jesus disse isso a um homem que foi levado até ele. Também narra que muitos que ouviram isso se indignaram: “Como ele pode perdoar pecados?!?”

Não entraremos no mérito do pecado ou não pecado… nem em todas as faculdades extraordinárias de Jesus para as curas dos males físicos. Gostaríamos de conversar sobre o começo da frase. “Filho, tem bom ânimo…”.

Num exercício de imaginação dá para sentir as palavras do Mestre dizendo a cada um de nós nos momentos mais difíceis da nossa vida: “Filho, tem bom ânimo…” “Coragem…” “Que é isso meu querido? ” … “Você é mais forte do que pensa. ”

Muitos de nós, ante situações difíceis que atravessamos, nos encontramos como o homem paralítico. Sem condições de nos mover. Ficamos “paralisados” ante o sofrimento, o medo, a revolta, e simplesmente não permitimos que nossa vida “ande”.

O apelo de Jesus é providencial. Se você tem bom ânimo, você empreende esforços para mudar a própria situação. Se não acredita na mudança, fica estagnado. Afinal, é preciso ajudar-nos para que o céu nos ajude. Quando estamos sem ânimo, sem o “acreditar que posso”, fica muito mais complicado.

Ah, mas e sobre o perdão dos pecados?

Jesus, como Mestre dos Mestres sabe que o remorso pode ser destrutivo. Sabe que o processo de culpa afeta nossa saúde mental, física e até espiritual. Com a frase ele estava libertando aquele homem daquela culpa destrutiva, que não acrescenta nada e só o fazia sofrer, não lhe dando ânimo para empreender sua volta às estradas seguras de Deus.

Nos momentos em que achamos que não vamos conseguir, que o peso está enorme e ninguém nos entende, tenhamos calma para fechar os olhos, respirar fundo e ouvir Jesus nos dizendo. “Filho(a) tem bom ânimo.”

Acredite sempre.

Muita Luz.

Ricardo  Guerin

*A coluna “Entre Dois Mundos” é um espaço sobre a espiritualidade, independente de qual religião.