Nutricionista Fernanda Melle: “Como manter alimentação saudável no inverno?”

É comum durante o inverno nossa alimentação sofrer mudanças, já que o organismo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal.

Devido isso, ele estoca maior quantidade de gordura corporal e junto com o consumo de comidas mais calóricas (quitutes das festas juninas, chocolates quentes e foundies) podemos ganhar de 2 a 3 kg!

Além disso, alguns hormônios são alterados em climas mais frios como a melatonina e a endorfina, podendo atrapalhar o sistema imunológico e na disposição.

Como se não bastasse, vem a preguiça para realizar as caminhadas e ir à academia e assim, diminuímos nosso gasto calórico que pode favorecer o ganho de peso.

Estudos demonstram que o ganho de peso excessivo durante o inverno aumenta a prática de dietas restritivas no verão e que a repetição desse ciclo pode gerar transtornos alimentares e o famoso “efeito sanfona”.

Manter alimentação saudável no inverno parece um desafio para você também? Se sim, confira algumas dicas que podem te ajudar:

1. NÃO ABRA MÃO DA ÁGUA – É claro que em dias mais frios consumimos em menor quantidade, porém nosso corpo necessita e jamais devemos abandoná-la.

2. CONSUMA LEGUMES E VERDURAS – Refogados, cozidos e até mesmo assados. (Por exemplo, separe legumes com a mesma textura-berinjela, pimentão, couve-flor, tomate tempere com sal e leve ao forno em assadeira untada com azeite).

3. FAÇA SOPAS – Não acrescente creme de leite, bacon ou queijos gordurosos. Prefira carnes magras!

4. CONSUMA FRUTAS E HORTALIÇAS RICAS EM VITAMINA C – Como por exemplo:goiaba, acerola, maracujá, laranja, limão, tomate, folhosos, etc.

Mesmo que sua preocupação não seja a perda ou ganho de peso, realizar refeições saudáveis é muito importante!

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle