“Estrangeiras” desembarcam no Rio de Janeiro

O Brasil é um país com muitas belezas e vários destinos turísticos incríveis. Provavelmente nosso principal cartão postal é o Rio de Janeiro. E a cidade é realmente maravilhosa. Entre o mar e a montanha

Passamos 6 dias no Rio de Janeiro visitando as principais atrações da cidade e ainda assim não foi possível visitar tudo. Há muito o que fazer e visitar por lá. Vamos destacar as coisas que mais gostamos.

O Bondinho do Pão de Açúcar é um passeio indispensável. A vista lá de cima é de tirar o fôlego, como vocês podem ver no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Tn0V7WXk-hE

Além do Pão de Açúcar, é legal aproveitar a visita à Urca para visitar a Praia Vermelha que fica bem ali embaixo do bondinho. Outro programa imperdível que nos foi recomendado por todos os cariocas que conversarmos, foi uma visita ao Bar Urca, ou bar da mureta como é popularmente conhecido. A galera se junta ali e fica tomando cerveja sentada na mureta da praia.

Falando em beber e comer, recomendamos uma visita a Confeitaria Colombo. Todo mundo conhece o lugar da Marchinha de Carnaval (sentado na porta da Colombo…). A Confeitaria é muito tradicional, existe desde 1894 e o prédio é lindo com seu estilo da belle Époque carioca. As comidas não são baratas , mas o waffle que comemos valeu cada centavo (waffle com creme de avelã, sorvete de pistache e chantilly).

Existe uma Colombo no forte de Copacabana também e a vista é maravilhosa.

Continuando o turismo gastronômico, vale mencionar a Adega Pérola, em Copacabana, uma tradicional Adega Portuguesa com os petiscos mais incríveis da cidade. O lugar é simples, os preços justos e está sempre cheia. No balcão há várias opções de petiscos e você escolhe qual vai querer uma porção. Provamos um alho delicioso, bacalhau e berinjela assada e muito bem temperada. O chopp ali é muito bem tirado.

Para quem gosta do clima boêmio, a dica é visitar Santa Theresa. Cheia de bares, artistas e um clima descontraído. Há alguns museus como o Centro Cultural das ruínas, de onde se tem uma visão panorâmica da cidade sem pagar nada.

Um ponto icônico é a Escadaria Selarón, que começa na Lapa e vai até o Convento de Santa Teresa. Foi feita pelo artista chileno Jorge Selarón com azulejos coloridos. Um trabalho muito bacana que contou com azulejos enviados por pessoas de 60 países. O artista morreu logo após terminar a escada, uma história trágica.

Gabi na Escadaria Selaron
Gabi na Escadaria Selaron
Real Gabinete
Real Gabinete

Um dos lugares mais lindos da cidade é o Real Gabinete Português de Leitura. Uma biblioteca particular cm cerca de 270 mil volumes que parece fazer parte de Hogwarts. Seu estilo gótico manuelino é de cair o queixo. Fica na esquina das ruas Alexandre Herculano e Luis de Camões. Só esse endereço já é emblemático!

Outro prédio que merece uma visita é o Museu da República que fica no Palácio do Catete. O palácio é uma maravilha. Um aposento mais lindo que o outro. Há exposição da História da República e objetos do Palácio desde quando era residência do Barão de Nova Friburgo, até quando foi residência de presidentes brasileiros. Em um dos quartos Getúlio Vargas se suicidou. O pijama que ele usava está em exposição, assim como  arma e o projétil que tiraram sua vida. O jardim também é muito bonito.

E já que estamos falando de belas construções, a Igreja São Francisco de Paula é uma joia. De estilo barroco colonial, sua construção foi iniciada em 1759 e concluída em 1801. Por fora não tem nada de especial, mas quando você entra fica encantado. Parece um teatro cheio de camarotes. É tão rica em detalhes que é possível passar um bom tempo lá descobrindo suas belezas.

Igreja São Francisco de Paula
Igreja São Francisco de Paula

Isso tudo é uma pequena parte das maravilhas do Rio. No nosso blog você pode saber tudo o que fizemos por lá:  http://www.estrangeira.com.br/brasil-rio-de-janeiro/ curta nossa página www.facebook.com/EstrangeiraViagens e siga nosso instagram @estrangeiraviagens

*Gabi Torrezani, 23, é formada em Audiovisual pela USP e Fabia Fuzeti, 39, jornalista, fotógrafa e produtora de vídeos.