“Estrangeira” e a beleza do Palácio de Versailles

O Palácio de Versailles é um dos pontos turísticos mais visitados dos arredores de Paris. Fica na cidade de Versailles, que está a apenas 40 minutos de trem de Paris. As filas para entrar no Palácio são sempre grandes, por isso a recomendação é tirar um dia todo para esse passeio.

Chegando na entrada do Palácio de Versailles já pudemos desfrutar de uma bela vista. Os portões dourados e o Palácio ao fundo formam uma imagem bem legal. Chegamos em torno das 10h da manhã e a fila pra entrar no Palácio já dava voltas e mais voltas. Tínhamos lido que a melhor coisa é visitar primeiro os jardins e deixar o palácio pra parte da tarde, quando as filas estão menores. Fizemos isso e realmente é uma ótima dica!

O Jardim do Palácio de Versailles é enorme e visto de cima forma uns desenhos incríveis. O mais legal é se perder pelas passagens e se deparar com fontes e estátuas escondidas. Apesar de ser um jardim, as partes para caminhar são todas de terra batida seca e não de grama, e acabamos bem empoeiradas.

Tem áreas reservadas para picnic e pode ser uma ótima ideia levar seu lanche e sentar para comer ali no jardim. Na área dos jardins ficam o Grand Trianon e o Petit Trianon (o Domínio de Maria Antonieta), locais onde o rei e rainha iam para fugir da pompa e etiqueta do castelo. Lá eles ficavam à vontade e isolados.

Versailles cavalos lagoQuando terminamos a volta pelos jardins, fomos encarar a fila pra entrar no Palácio que levou uns 40 minutos. Dentro do Palácio de Versailles é tudo lindo, mas a nossa experiência foi meio doida. É difícil explicar por palavras a quantidade de gente que tinha ali dentro e tem muitos grupos enormes de excursão que andam em blocos e às vezes bloqueiam a passagem. Fique de olho nas bolsas e mochilas! Existem batedores de carteira dentro de todos os pontos turísticos de Paris.

aposento do rei versaillesApesar da multidão, o Palácio de Versailles é impressionante e é muito legal conhecer a casa dos reis absolutistas da França. Em alguns cômodos existem projeções de vídeos e maquetes do Palácio, em outros quadros, objetos e tapeçarias e alguns estão montados como eram antigamente, pra você ter uma ideia de como eram os aposentos reais. Na minha opinião, esses são os mais legais. Não é demais entrar no quarto do Rei Luis XVI e ver a cama e móveis originais dele?!

Versailles Salao CristalExistem dois salões maiores e especiais: a sala dos cristais, onde ocorriam as grandes festas e banquetes (você vai enlouquecer com os lustres de cristais), e a Sala das Batalhas, onde você vai ver quadros que retratam as guerras importantes da França desde a Idade Média. Os quadros são enormes e essa sala comprida é um mar sem fim de gente lutando em batalha.

O pátio interno do Palácio de Versailles é bonito e também tem um clima Real interessante. É por ele que os visitantes entram e saem. Sem dúvida, um passeio que vale a pena!

Para saber mais sobre a viagem das estrangeiras Gabi e Fabia à Paris e muitos outros lugares, além de dicas de viagem, visite o blog www.estrangeira.com.br – Para nos seguir no Facebook: www.facebook.com/EstrangeiraViagens – No Instagram @estrangeiraviagens

*Gabi Torrezani, 23, é formada em Audiovisual pela USP e Fabia Fuzeti, 39, jornalista, fotógrafa e produtora de vídeos.