Estado deve decidir em 60 dias onde será o novo Ceagesp, que pode ser na Região Oeste

O Governo do Estado recebeu quatro estudos com vistas à implantação, operação e manutenção do Novo Centro de Abastecimento Alimentar em São Paulo, em parceria com a iniciativa privada – o Novo Ceasa.

Apresentaram propostas no prazo encerrado nesta segunda-feira (12) os grupos liderados pela Fral Engenharia, Ideal Partners e Benvenuto Engenharia, além da Nesp, que apresentou os detalhes isoladamente. Essa é uma etapa em que o poder público consulta o mercado em busca de soluções que ajudem a estruturar o projeto do entreposto.

Agora, o Estado tem prazo de 60 dias, prorrogável por igual período, para analisar todas as propostas. As avaliações
entregues devem contemplar aspectos como construção, implantação, modelagem operacional, econômico-financeira, jurídica e, principalmente, uma alternativa de espaço de funcionamento.

A localização atual do Ceagesp, na Lapa, provoca gargalos logísticos, por se localizar em região de grande movimento na cidade de São Paulo.

Para resolver essa questão, o Estado solicitou que os participantes procurassem alternativas conectadas ao Rodoanel Mario Covas por acessos já existentes ou previstos, de modo a facilitar a chegada e a distribuição dos produtos comercializados no Novo Ceasa.  Há a possibilidade da implantação do novo Ceagesp no trecho Oeste do Rodoanel, entre Osasco e Carapicuíba.

Os estudos devem, ainda, apresentar dados sobre com o local proposto pode contribuir para melhorar o tráfego na capital paulista, com a mudança gradativa do atual entreposto na Lapa para o novo espaço.

Análises

Estudos de impacto ambiental, eventuais desapropriações e possibilidade de uso do modal ferroviário devem ser considerados nas propostas. Nesta fase, os levantamentos não têm custo para o Governo. Os autores das ideias que forem efetivamente utilizadas pelo Estado na elaboração do edital de concessão serão ressarcidos pelo futuro concessionário no limite de até R$ 2,5 milhões.

O Ceasa foi construído pelo Governo do Estado nos anos 60, quando a Lapa ainda era considerado um bairro mais afastado da cidade. Na década de 1990, o espaço passou à administração da União, sob o atual nome de Ceagesp – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.

Desde que foi criado, o Ceasa/Ceagesp foi rapidamente engolido pelo crescimento urbano, ao mesmo tempo em que aumentava seu volume de negócios. Atualmente, passam pelo local pelo menos sete milhões de toneladas de alimentos por ano, o que denota a escala desses serviços.

A competência pela gestão da logística de abastecimento e distribuição de produtos é das três esferas do poder público.

Tanto que o projeto Novo Ceasa acontece em parceria entre União, Estado e município de São Paulo.

Em razão da característica metropolitana do abastecimento, coube ao Estado, no âmbito do acordo de cooperação celebrado com União e prefeitura, a realização dos estudos e preparação da licitação, enquanto o município coordena um grupo de trabalho que avalia alternativas de ocupação do atual terreno do Ceagesp, para quando ele for gradualmente transferido para o novo local.