Estado anuncia parceria com União para viabilizar obras do Ferroanel, que passará por Cotia

Obra ligará linhas de trens, inclusive a que passa por Caucaia do Alto, administrada pela ALL.

Anunciado desde 2013, o projeto do Ferroanel, espécie de “rodoanel em trilhos” no entorno da Grande São Paulo, tem nova chance de sair do papel.

O governo do Estado fechou parceria com a União para financiamento das obras. O anúncio foi feito, na última semana, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, como parte de um pacote de ações do governo para melhorar a competitividade da produção brasileira escoada pelo porto de Santos e que inclui ainda pedágios mais baratos e a retomada da hidrovia Tietê-Paraná.

No caso da hidrovia, que está paralisada desde 2014, devido à crise hídrica, a previsão é de que os trabalhos voltem a acontecer em fevereiro de 2016, com a volta das chuvas. Já a redução dos pedágios faz parte de uma batalha entre o governo do Estado e a concessionária CCR Autoban para o sistema Anhanguera/Bandeirantes.

O governo pede a anulação de aditivo de contrato firmado em 2006 com a empresa, que prorroga a concessão de 2018 para 2026. O aditivo foi assinado porque a empresa alegou que precisava recompor perdas financeiras que julgava estar ocorrendo no contrato. De acordo com Jardim, o governo já venceu em primeira instância e está otimista para vencer definitivamente a causa.

Já quanto ao ferroanel, o convênio com o governo federal estrou em fase final no último dia 25. “O governador Geraldo Alckmin se reuniu com o ministro dos Transportes e está praticamente concluído um acordo que envolveu também concessionárias e que nos permitirá ter completado o Ferroanel aqui em São Paulo”, revelou o secretário, durante o jantar de 50 anos da Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec), onde São Paulo recebeu o prêmio de maior Estado exportador do Brasil.

Em uma primeira etapa, os trilhos vão circundar a cidade de São Paulo, aliviando o trânsito de trens de carga que atualmente passam pelas estações da Luz e no Brás, duas das mais movimentadas estações da Grande São Paulo. Hoje, esse tipo de transporte é feito de forma alternada, nos mesmos trilhos dos trens de passageiros.

O projeto envolve R$332,8 milhões em investimentos, que serão realizados inicialmente ao longo do o trecho Norte do Rodoanel. O prazo para início das obras não foi divulgado. Já a região Oeste, que inclui a região de Caucaia do Alto, primeira a receber o trecho do Rodoanel, deve vai ficar de fora da etapa inicial dos trilhos, que soma 60 quilômetros entre Itaquaquecetuba a Jundiaí. Os planos para as próximas etapas ainda não têm prazo definido.

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Do Webdiario