Espetáculo “Pedro e o Lobo” estará em escolas públicas de Cotia

Disseminar a música clássica para comunidades que habitam no entorno das escolas públicas do estado de São de Paulo é a proposta do Projeto Ópera na Escola, que estreia neste sábado (10) em Cotia, na EM Isabel Ribeiro Leal Leite e EM Professora Ana Maria Pereira. 
 
Esse ano, o projeto traz em sua sexta edição o espetáculo Pedro e o Lobo: uma versão em português da famosa obra do compositor russo do século 19 Serguei Prokofiev. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de 7 músicos e do diretor musical e regente Thiago Tavares. 
 
“Não é necessário ter erudição para ter prazer com a música, mas escutar com conhecimento causa um prazer ainda maior. Por isso, Prokofiev sentiu a necessidade de apresentar os instrumentos da orquestra de uma forma mais acessível: cada personagem é representado por um instrumento diferente. O intuito do arranjo é respeitar a vontade de Prokofiev, permitindo que o grupo menor revele a essência dessa composição”, explica Thiago Tavares, responsável pelo arranjo. 
 
O projeto Ópera na Escola acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais, sendo muitas vezes a única opção de lazer das comunidades. Paralelamente ao espetáculo, o Projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra. 
 
O Projeto pretende tornar possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical. Ao todo, 15 escolas receberão as apresentações, que têm entrada gratuita. As apresentações iniciam em São Paulo, e durante o mês de junho e julho percorrem Araçariguama, Cotia, Sorocaba, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba. 
 
O Ópera na Escola tem realização da Tulipa Produções Artísticas e conta com o patrocínio da Gerdau, por meio do Instituto Gerdau e copatrocínio da Viação Cometa, firmado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – ProAC. 
 
Confira a programação:  
 
Dia 10 de junho | Cotia 
11h – EM Isabel Ribeiro Leal Leite – Rua Nova Odessa, 230 – Jardim Nova Cotia  
15h – EM Professora Ana Maria Pereira – Rua Shizuoka, 396 – Nakamura Park.