ESPECIAL – Áreas públicas mal utilizadas: Um parque para Cotia

Começamos um especial de matérias que vão mostrar aos leitores do Jornal Cotia Agora algumas áreas públicas que são mal ou nada aproveitadas pela administração pública do município.

São espaços que no momento estão obsoletos, sem uso adequado e que poderiam de várias formas estarem à disposição da população. Locais que, em alguns casos, mostram sinais de abandono e com rastros de vandalismo.

Nesta primeira reportagem vamos abordar um espaço conhecido por muita gente, e que mostra o desleixo da Prefeitura de Cotia nas últimas décadas: O lago da antiga Casa Branca.

Quem passa pela Avenida Benedito Isaac Pires, sentido Parque Don Henrique, na região dos pesqueiros (bairro do Maranhão) já viu e conhece um lago usado por muitos para pescar e mergulhar na época de calor. Os mais antigos chamavam aquele local de Casa Branca, em referência a uma antiga casa que havia naquela região que foi da família Victor.

O lago fica ao lado do viveiro municipal de plantas da prefeitura e era fechado por uma cerca de alambrado, porém, com o passar do tempo, pessoas vandalizaram o local para entrar nadar e pescar, principalmente aos finais de semana, quando é comum ter pessoas que acabam deixando muito lixo que acaba indo para dentro do lago.

Vale lembrar que algumas pessoas já morreram afogadas no local e mesmo após a prefeitura cercar os arredores, muitos insistiam em pular ou arrombar a cerca. O lago é rodeado por algumas árvores e tem ao seu fundo o fedido Rio Cotia, que corta o bairro.

Um parque seria a solução

Muitos moradores de Cotia já comentaram que aquele espaço deveria ser melhor cuidado pela prefeitura. Na cidade faltam parques, temos um grande que é o Cemucam, aberto ao público e frequentado por cotianos e moradores de outras cidades. O Teresa Maia, também na Granja Viana não atrai grande público, é pequeno e alguns moradores de Cotia chegam a dizer que é um pouco elitizado, por estar ao lado de condomínios e um clube tradicional do bairro. Finalmente o Chico Anysio, no Arco Verde, um parque construído em um barranco e que desde a inauguração ficou mais tempo fechado do que disponível ao público.

A sugestão que fica é: Que tal a Prefeitura de Cotia transformar esta área do lago da Casa Branca em um parque? O espaço está ali, bastando adaptar para o recebimento do público. De imediato, é claro, proibir que as pessoas nadem ou pesquem, mas poderia ser colocado barcos no estilo pedalinho para a diversão.
A área onde existem as árvores, na beira da avenida, poderiam sere instaladas mesas e bancos de concreto, assim como pequenas churrasqueiras, como as existentes no Cemucam. O viveiro municipal pode mudar de local e o espaço também virar área de lazer aos frequentadores.

A prefeitura ainda pode arrecadar com o parque, abrindo um espaço para food trucks, com comerciantes da cidade que atenderiam os munícipes e ainda pagariam uma taxa que ajudaria na manutenção do parque.
Um problema naquela área é estacionamento, mas com a sinalização adequada e fiscalização do Demutran, os carros poderiam ficar estacionados na avenida e na Rua Nicodemos de Carvalho, aquela das torres da Rádio América, uma via que por enquanto não tem muito movimento e é sem saída.

Nossa sugestão nesta primeira matéria sobre áreas públicas mal utilizadas é da transformação da área do lago da Casa Branca em um parque para os cotianos. Você concorda? Deixe seu comentário no nosso Facebook e sugestão sobre outras áreas que ache mal utilizadas.

Área vista pelo Google, demarcada pelo quadrado
Lago e a lateral onde tem árvores
Área do bosque  receberia mesas e churrasqueiras
Vista do lago
Local usado para pesca e que vive cheio de lixo
Trecho do viveiro que poderia ser usado
Vista pela grade, área de lazer
Entrada do viveiro que seria anexado ao parque