ESPECIAL – Áreas públicas mal utilizadas em Cotia: Recinto de eventos obsoleto

Voltamos com a segunda parte do especial sobre áreas públicas mal utilizadas em Cotia. Na primeira edição abordamos o lago próximo à antiga Syntechron e muitos leitores (quase 100%) comentaram e apoiaram sobre a nossa sugestão de transformar aquela área em parque público.
LEIA MAIS: ESPECIAL – Áreas públicas mal utilizadas: Um parque para Cotia

Nesta semana vamos abordar outra área enorme que não traz benefício algum ao munícipe, o chamado recinto de eventos ao lado do Terminal Metropolitano.

Um terreno de milhares de metros quadrados que só é utilizado para eventos que não trazem renda ao município e alguns até prejudicam os moradores de vários bairros do entorno.

Para falar deste local, é preciso voltar no tempo. Ali nos anos 70 era mato e onde é o terminal já foi de tudo, campo de futebol, oficina, área de eventos, etc, mas neste ponto que estamos abordando hoje somente há duas décadas que passou a ser usado para festas. A maior é a festa do peão, que acontece anualmente e não traz benefício à cidade, somente para alguns poucos comerciantes que lucram com o evento. O transtorno no trânsito e o barulho que incomoda milhares de moradores não é levado em consideração pelos organizadores. A festa do peão é um evento particular, mas a prefeitura acaba gastando dinheiro (e também cede funcionários) também em sua organização e não tem retorno financeiro com isso, apenas político.

Outros eventos acontecem ao longo do ano, como circos, parques de diversões e também encontros de carros que, sem controle da emissão de ruídos, incomoda os moradores do entorno. Todos eventos sem benefício aos cofres públicos.

Ali já foi feita algumas vezes a feira de domingo, que, na opinião da maioria, deveria ser efetivada no local, por ter espaço mais amplo e que poderia também ter alguma estrutura a mais implantada pela prefeitura, como banheiros, etc.

Mas, continua sendo uma enorme área que não traz benefício ao munícipe que paga seus impostos. Qual seria a solução?

Sugestões para a área

Caberia naquele local vários órgãos que tragam algo de útil aos moradores. Por exemplo, uma AME – Ambulatório Médico de Especialidades, que é do Governo do Estado. O prefeito Rogério Franco tem bom relacionamento com o governador João Doria e poderia reivindicar uma AME, que são unidades de saúde que oferecem diversos exames e especialidades, o que também desafogaria as UBS – Unidades Básicas de Saúde e a Policlínica Portão, diminuindo as filas e a espera nos exames clínicos.

Outra sugestão que poderia ser vizinha da AME é uma creche ou escola infantil para atender crianças dos bairros do entorno e do centro. Num raio de 1 km, há apenas uma escolinha na Vila Monte Serrate

Uma necessidade que Cotia tem é uma escola de cursos profissionalizantes direcionadas ao comércio e afins. Já temos um Senai na Granja Viana e a vinda de um Senac para a cidade iria colaborar muito com a formação de jovens e a futura inserção no mercado de trabalho.

Há muitos anos se fala na construção de um centro cultural na cidade. Entra prefeito e sai prefeito e esse sonho dos artistas cotianos não é realizado. Neste espaço do recinto de eventos poderia ser feito um centro cultural, com espaço para shows musicais, teatro, exposições e demais atividades que abririam espaço ao movimento deste tipo na cidade.
Recentemente o prefeito esteve em Brasília e conseguiu junto ao deputado Herculano Passos uma emenda de R$ 9 milhões para o início da construção de um teatro municipal na área.

Recinto recebendo um circo