Escolas de Cotia vão virar postos de vacinação contra gripe nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (20), das 9h às 15h30, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, vai montar quatro postos volantes de vacinação contra a gripe nas escolas CEUC Prefeito Carmelino Pires de Oliveira (Caucaia do Alto), EM Crianças de Cotia (Mirizola), EM Professor Dr Osny Fleury da Silveira (Atalaia) e EM Samuel da Silva Filho (Mirante da Mata). A ação tem como alvo crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, mulheres que tiveram parto há até 45 dias e adultos com idade entre 55 e 59 anos.

A campanha contra gripe foi prorrogada até 24 de julho e liberada para pessoas de todas as idades, mas a Secretaria de Saúde está intensificando a ação para estes grupos, pois fazem parte do público-alvo, definido pelo Ministério da Saúde e, mesmo com a prorrogação, ainda estão com baixa cobertura. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.

Apenas 50% das gestantes do município tomaram a vacina contra a gripe, de acordo com a última atualização da Vigilância Epidemiológica, entre as crianças e adultos a cobertura está em 52%, enquanto apenas 57% puérperas se imunizaram contra a influenza. Para ser vacinado é preciso apresentar caderneta de vacinação (no caso das crianças é obrigatório) ou documento.

Quem for ao posto de vacinação volante, ou a uma UBS, precisa estar usando máscara e, caso haja fila, respeitar a distância de pelo menos um metro e meio entre as pessoas.