Escolas de Cotia adotam novos hábitos incentivadas por voluntários da Gerdau

Oito instituições públicas de ensino de Cotia fizeram parte da lista de organizações beneficiadas em 2015 por ações sociais da Gerdau, multinacional do ramo do aço com unidade no município.

Durante o último ano, cerca de 49 colaboradores voluntários da Companhia promoveram ações para incentivar, entre outros temas, o consumo consciente de água, o cultivo de áreas verdes e a o reaproveitamento de materiais recicláveis. Mais de mil alunos da região foram beneficiados por meio das iniciativas.

A Escola Municipal Nakamura Park, por exemplo, ganhou um novo sistema de captação de água de chuva em uma das atividades desenvolvidas pelos colaboradores voluntários. “A nossa horta é grande e, por conta da crise hídrica, nós tínhamos diminuído a produção de verduras e legumes. Com esse projeto desenvolvido pela Gerdau, voltamos a regar toda a área, proporcionando uma alimentação mais saudável para as crianças”, explica Lucimara Bastista, diretora do colégio. O espaço verde também foi revitalizado por meio do projeto Mutirão da Horta Escolar.

As ações de incentivo ao cultivo de hortaliças também mobilizaram os colaboradores voluntários da Gerdau em outras duas escolas de Cotia: Francisco Ambrosio de Azevedo e Idelfonço Emiliano de Brito. A iniciativa promove a conscientização sobre os benefícios da alimentação saudável e da preservação de áreas verdes nas cidades.

Além dos projetos voltados ao meio ambiente, a Companhia desenvolveu iniciativas para colaborar com a organização dos espaços e reciclagem em outras escolas da região. Por meio da metodologia 5S, foram implantadas soluções para melhorar ambientes de estudos nas instituições, otimizando o aproveitamento dos materiais didáticos e do espaço físico. Como parte da ação, os colaboradores voluntários instalaram corrimões e fitas antiderrapantes em rampas de acesso às salas de aula da Escola Municipal Isabel Ribeiro Leal Leite.

Sobre a Gerdau: A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. A Gerdau possui plantas industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.​