Entidade quer fim da multa d´água aplicada pela Sabesp

Nesta terça-feira (22) quando foi comemorado o Dia Mundial da Água, a Proteste (Associação de Consumidores) reforçou, por meio de campanha, sua cobrança para que a Sabesp suspenda as multas para os casos de consumo além da meta estabelecida pela empresa para os consumidores da região Metropolitana de São Paulo.

O principal argumento é o fim da crise hídrica, que gerou a multa. No início do mês, próprio governador Geraldo Alckmin afirmou que não há mais risco desabastecimento na Grande São Paulo. “Se a situação de abastecimento normalizou, não há porque manter a multa para quem não economiza água, instituída em 2014, no auge da crise hídrica”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

A instituição aponta ainda que a Sabesp desperdiça o quádruplo do volume de água economizado com o bônus que é concedido aos consumidores que gastam abaixo da média. Esse dado foi obtido por meio de parceria entre a Proteste e o site de jornalismo de dados Fiquem Sabendo, via Lei de Acesso à Informação. Segundo as instituições, entre março de 2014 e setembro de 2015, a Sabesp desperdiçou 907,6 bilhões de litros de água. No mesmo período, o fato de a maioria dos consumidores ter conseguido atingir as metas de redução de consumo, e por isso obtido o desconto na conta de água, representou uma economia de 225,7 bilhões de litros de água.

Esse desperdício envolve a soma de duas perdas. Uma delas se refere ao volume de água perdido em razão dos vazamentos de rede da própria Sabesp, que é constituída pelas tubulações subterrâneas que levam a água da estação de tratamento até as cidades, a chamada “perda física”. E também é considerado o volume de água perdido em razão dos vazamentos existentes nos ramais, que são as tubulações subterrâneas que ligam a rede da Sabesp aos imóveis de seus consumidores, considerada “perda comercial”. Já os dados sobre a economia equivalem à quantidade de água que deixou de ser consumida pelos clientes que atingiram as metas exigidas pela Sabesp para conceder descontos na conta de água.

Do Webdiario