Enem: Cotia tem escola pública entre as 80 melhores e particular entre as 60

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 por Escola nesta terça-feira (4). Essas notas ajudam a saber como é o desempenho dos alunos de cada escola e, assim, avaliar também o ensino oferecido por ela.

O Enem é composto de uma redação e de 180 perguntas com alternativas –estas cobram conteúdo em 4 áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). As notas das escolas são calculadas com base no desempenho dos alunos que fizeram a prova.

Ranking

As escolas desta lista foram classificadas de acordo com a média simples das notas das escolas nas 4 áreas do conhecimento (somando-se as notas e as dividindo por 4). Não foi considerada a nota da redação. Só entraram nesta lista escolas que obtiveram 60% ou mais de índice de permanência Ou seja, escolas em que, pelo menos, 60% dos alunos estudaram os três anos do ensino médio por lá. A lista contém 102 escolas porque as escolas em 101º e 102º lugares têm notas muito próximas à que fica na 100ª colocação.

Cotia teve duas escolas em destaque no resultado final. Entre as 100 melhores escolas públicas, a Etec Cotia ficou em 78º lugar, com média geral de 589,07, índice de permanência de 80% ou mais num total de 41 alunos.

Já a escola particular melhor colocada foi o Instituto Sidarta, que obteve a 58ª colocação, com média geral de 668,39, índice de permanência ou mais num total de 13 alunos participantes.