Enel terá que justificar valores abusivos nas contas de luz na Grande SP

A Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica pediu explicações para a Enel, distribuidora de energia que atende a Grande SP, sobre os valores abusivos nas contas de luz durante a pandemia do coronavírus. De maio até junho, o atendimento do Procon registrou aumento de 373% nas reclamações contra a empresa.

Logo após a alta no número de reclamações, o Procon multou a Enel em mais de R$ 10,2 milhões sob a alegação de má prestação de serviços e violação do Código de Defesa do Consumidor.

Através de uma nota oficial à reportagem, a Aneel disse que a Arsesp, Agência Estadual conveniada com a Aneel disse que esta semana ficará pronto um Relatório de Fiscalização – Análise da Distribuição com relação ao faturamento da Enel. Foram analisados casos selecionados com base nas reclamações de terceiro nível dos consumidores, todas relacionadas ao faturamento.

Suspensão

Em abril deste ano, a distribuidora suspendeu a leitura presencial dos medidores para evitar a contaminação de seus colaboradores, oferecendo duas opções para a cobrança durante a pandemia, a realização de auto leitura e a cobrança pela média de consumo dos últimos 12 meses. Porém, esses métodos geraram muita confusão entre os consumidores, principalmente, com relação aos valores que estão sendo cobrados com o restabelecimento das leituras presenciais. Para o Procon, a cobrança por média gerou faturamentos incorretos e transtornos aos consumidores.

Posição da Enel

No começo deste mês, a Enel informou à Gazeta, que, em junho, retomou a leitura presencial de 80% dos medidores de energia dos clientes. Em julho, todos os equipamentos de medição voltaram a ser lidos normalmente pela distribuidora. A diferença, para mais ou para menos, entre o valor da conta faturada pela média e o real consumo de energia no período será compensada automaticamente, com a retomada da leitura pela distribuidora ou caso o cliente tenha realizado a auto leitura.

Desde o final de março, muitos clientes tiveram a conta de energia faturada pela média do consumo dos últimos 12 meses ou por meio da auto leitura.

A Enel está oferecendo o parcelamento dos débitos. Os clientes podem parcelar em até oito vezes e as parcelas serão cobradas nas próprias faturas de energia ou em até 12 vezes no cartão de crédito. A entrada será a partir de 13% do valor total do débito. Para realizar a negociação, os clientes podem acessar o portalnegociacao.eneldistribuicaosp.com.br ou o aplicativo da Enel.

Além disso também podem procurar atendimento pela central da empresa pelo telefone 0800 72 72 120.

Por Matheus Herbert – Gazeta de SP