EMTU promete ar condicionado e wi-fi em todos os ônibus ainda este ano

Do Jornal Cotia Agora

Nesta semana, mais uma vez a falta de ar condicionado nos ônibus intermunicipais da Grande SP foi tema de reportagens da mídia paulista.

Os meses recentes já foram considerados os mais quentes das duas últimas décadas e quem depende do transporte coletivo sofre com o forte calor dentro dos ônibus, uma verdadeira estufa.

Na quinta-feira a TV Globo mostrou uma mulher passando mal em um coletivo que liga Embu das Artes à Capital. Motivo? Calor. São poucos os ônibus que tem ar condicionado. Na região de Cotia, a única empresa que dispõe de coletivos com o equipamento é a Viação Osasco, na linha 420, que liga Cotia à Osasco.

Tanto os ônibus intermunicipais como os municipais da principal empresa da cidade, a Danúbio Azul, não tem ar condicionado. Os passageiros passam muito calor e a temperatura dentro dos veículos chega a ultrapassar os 40°C.

No caso dos ônibus intermunicipais, a EMTU prometeu que ainda este ano 100% da frota da Grande SP terá ar condicionado e wi-fi grátis.

A nova licitação do transporte metropolitano está prometida para este primeiro semestre de 2019, segundo o presidente da EMTU, que reuniu a imprensa recentemente para explicar o processo.

Marco Antonio Assalve garantiu que alguns benefícios serão colocados em prática de imediato. A licitação para mudança no sistema do transporte intermunicipal vem sendo enrolada desde 2016, mas contestações na Justiça por parte do TCE – Tribunal de Contas do Estado, entre outros problemas, travaram o processo.

O lado mais interessado no processo, ou seja, o passageiro, que paga caro pelas passagens, fica na expectativa de que a licitação saia o mais rápido possível e que os problemas corriqueiros do dia a dia sejam resolvidos.