EMTU faz avaliação em São Roque para assumir linhas intermunicipais

Depois da publicação do decreto oficial no Diário Oficial do Estado que transfere o gerenciamento dos transportes intermunicipais da região para a EMTU – Empresa Metropolitana de Transporte Urbano de São Paulo saindo da responsabilidade da Artesp – Agência Reguladora dos Serviços Delegados de Transportes do Estado de São Paulo, alguns funcionários da nova empresa já percorrem as linhas de São Roque com destino a outros municípios.

A EMTU ficará responsável pela fiscalização das empresas de transportes que terão que mudar as cores dos coletivos, além de outras adaptações.

A EMTU vai cuidar de toda a região de Sorocaba e começou a realizar um estudo sobre o deslocamento da população entre as 26 cidades que compõe Região Metropolitana de Sorocaba, entre elas São Roque.

Hoje a empresa mantém alguns ficais em diversos trajetos desses municípios. Em São Roque o trabalho já é feito há algumas semanas.

O objetivo é avaliar como é feito o transporte das pessoas, mapear, tentar identificar qual é a demanda dos passageiros que transitam de uma cidade para outra através de pesquisa e a partir daí, começar a discutir qual é o projeto que melhor dará conta do deslocamento diário na região.

A partir de São Roque

A mudança vai afetar os seguintes destinos de São Roque

São Roque – Araçariguama
São Roque – Mairinque
São Roque – Ibiúna
São Roque – Vargem Grande
São Roque – Itapevi
São Roque – São Paulo
São Roque – Sorocaba

Da mesma forma o sistema ocorrerá em outras 26 cidades da nova macrorregião como Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Linha intermunicipal terá outras cores

Com a mudança, as linhas intermunicipais terão a cor padrão dos ônibus da EMTU. As empresas continuarão as mesmas, porém, com outras cores nas linhas intermunicipais.

A mudança, que se efetivará até o fim de abril, poderá ter impacto direto na tarifação das passagens e operacionalização das linhas que fazem este trecho.

Tarifa e serviços

Caberá à Secretaria de Transportes Metropolitanos a fixação das tarifas e também às seções dos serviços metropolitanos de transporte coletivo regular de passageiros por ônibus.

O decreto estabelece que a operação dos serviços na Região Metropolitana poderá ser executado pelos Operadores Regionais Coletivos Autônomos (Orcas), que passariam a fazer o atendimento das linhas disponibilizadas na região, dentro de um modelo integrado, a exemplo do que acontece em outras regiões metropolitanas, como o caso de Campinas.

Conforme estabelece a lei estadual nº 7.450/91, que instituiu a Secretaria de Transportes Metropolitanos, o modelo a ser adotado na região metropolitana deve obedecer um sistema articulado e integrado entre si e aos diversos sistemas de transportes municipais, de tal forma que permitam ao usuário se deslocar de um ponto a qualquer outro pelo menor tempo e maior conforto possível e menor custo tarifário.

Do São Roque Notícias

 

 

Um comentário em “EMTU faz avaliação em São Roque para assumir linhas intermunicipais

  • 28/05/2015 em 08:33
    Permalink

    Com a emtu assumindo a fiscalizacao, so esperamos que o transporte melhore realmente para os usuarios e que que os pequenos empresarios do ramo consigam trabalhar em paz sem a necessidade de ficar fugindo como ladrão.

Fechado para comentários.