Empresas telefônicas não resolvem “gambiarra” de fios no centro de Cotia

Uma cena que já se tornou corriqueira em Cotia. Um emaranhado de fios de diversas companhias telefônicas todos embolados é comum nos postes da cidade.

Mas, e quando não estão nos postes, mas sim pendurados no ar? Sim, mais uma vez aconteceu no centro da cidade, quando a Eletropaulo fez a troca de um poste antigo por um novo e removeu cerca de dois metros para o lado.

A Eletropaulo fez o serviço na semana retrasada, com todo o serviço de cabeamento e deixou os fios das telefônicas pendurados no ar. Questionados, os funcionários da empresa de energia disseram que as telefônicas seriam contatadas para fazer o reparo e adequar os fios no novo poste.

Mas, ninguém apareceu e o Jornal Cotia Agora fez contato com a Vivo e a Net. No mesmo dia, funcionários da Vivo estiveram no local e apenas prenderam cerca de 30 fios que estavam soltos entre os postes, mas a “gambiarra” ficou do mesmo jeito. Um funcionário disse ao nosso repórter que 80% dos fios da Vivo na rua, que que liga o centro à Raposo Tavares, estavam sem utilidade, ou seja, não estão sendo usados. Ele também disse que outra equipe deveria fazer o serviço de retirada desses fios, mas que a empresa contratada para o serviço teve o contrato com a Vivo encerrado e até o momento isso não foi resolvido.

Por email, a assessoria de imprensa da Vivo enviou a seguinte nota: “A Vivo informa que uma equipe esteve no local mencionado pela reportagem e regularizou a situação dos cabos telefônicos,  após o remanejamento de postes realizado pela concessionária de energia elétrica“.

Não, a Vivo não concluiu o serviço, como mostra a foto da matéria.

Já a Net, respondeu que os cabos soltos não pertencem à ela. Equívoco da empresa, já que há cabos e conectores da Net ali, inclusive o que leva sinal de telefone e internet para residências e até para a redação do jornal.

O risco desses cabos se romperem, principalmente por caminhões e ônibus que passam pela via (que tem a proibição de circulação destes tipos de veículos) é grande e moradores e empresas podem ficar sem telefone, internet e TV.