Empresa que faz obra da Sabesp em Cotia é notificada pela oitava vez por destruir ruas

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura de Cotia voltou a notificar o Consórcio Construtor São Lourenço, responsável pela construção do Sistema Produtor São Lourenço, da Sabesp, devido aos estragos causados na Estrada das Pitas, na Chácara Roselândia. Após uma fiscalização ao local, a Secretaria de Obras constatou que o Consórcio estava ferindo o direito de ir e vir dos moradores daquela região, já que a via estava intransitável.

Uma reunião foi convocada pela prefeitura, com a presença do prefeito Rogério Franco, do Promotor de Justiça Ricardo Navarro, de uma comissão de moradores da Estrada das Pitas, representantes da Sabesp e do CCSL. (LEIA MATÉRIA AQUI)

Durante a reunião, o Ministério Público determinou que, em caráter imediato, o CCSL precisava criar uma alternativa trafegável, para veículos e pedestres e, até sexta-feira (17/11), tem que entregar a estrada totalmente recuperada. “A prefeitura enviará uma equipe técnica ao local para verificar a condição da estrada e, estando tudo certo, o assunto está encerrado, não estando, o Ministério Público deverá ser informado para tomar as providências”, disse o promotor Ricardo Navarro que não descartou, inclusive, a abertura de uma ação civil pública contra o Consórcio.

Com a notificação entregue ao CCSL, durante a reunião, chega a oito, o número de autuações por conta dos estragos causados nas estradas por onde passam as obras da Sabesp e impacto causado na vida dos moradores. “Entendemos ser uma importante obra de abastecimento de água para toda a Região Metropolitana, mas a sua execução não pode atrapalhar tanto a vida dos moradores. Cria uma situação complicada para o poder público e para os moradores”, disse o prefeito Rogério Franco.

Ele salientou que a prefeitura não está inerte aos transtornos causados pela obra, tem cobrado e autuado o Consórcio e, para isso, tem contado com o apoio do Ministério Público. “Peço desculpas à população pelos transtornos e garanto que estamos trabalhando para resolver esta questão”, afirmou o prefeito.

De acordo com Eudóxio Pontes, engenheiro de produção do CCSL, ainda esta semana, as intervenções da obra do Sistema Produtor São Lourenço, na Estrada das Pitas, estarão finalizadas.

Alguns moradores chegaram a dizer que a Estrada das Pitas tem recebido um tráfego maior de caminhões, nos últimos meses. O motivo seriam as obras de um condomínio residencial naquela região e, por isso, a condição da estrada pode ficar ruim, especialmente em dias de chuva. Tanto a Promotoria como a prefeitura foram contundentes em afirmar que, caso este fluxo de veículos prejudique a trafegabilidade na estrada, os responsáveis serão acionados e as medidas legais serão tomadas.